Lição 11 – O livro de Deus nos ensina a obedecer
Assunto da Lição: Obediência
Para memorizar: “Jesus respondeu: — A pessoa que me ama obedecerá à minha mensagem […]” (João 14.23)
Orientações Iniciais:
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a entender a importância da obediência e desejar obedecer a Deus e aos pais. Além disso, a obediência deve ser apresentada como algo bom, que protege, orienta e faz parte do amor de Deus. Não apresente Deus como alguém que “castiga” para gerar obediência, e sim como um Pai que cuida e ensina. A obediência deve ser trabalhada com exemplos práticos da vida das crianças (guardar brinquedos, respeitar o colega, ouvir os pais). Priorize atividades lúdicas, movimento e repetição. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
REFLETINDO:
Professor(a), “grandes nomes na história, com sua sabedoria e inteligência, trouxeram grandes benefícios para a humanidade. Por exemplo: Albert Sabin (vacina contra Poliomielite), Alberto Santos Dumont (avião e relógio de pulso), Graham Bell (telefone), entre outros. Mas a Bíblia fala de uma sabedoria que vai além da sabedoria humana; a sabedoria que vem de Deus. O nosso Mestre Jesus, durante sua vida, viveu de acordo com a vontade de Deus, e desde sua infância surpreendia a muitos com sua grande sabedoria (Lc 2.52, Mt 13.54). Talvez algumas pessoas pensem que a sabedoria estava restrita a Jesus pelo fato de ser o Filho de Deus. Todavia, o apóstolo Tiago deixou claro na epístola que leva o seu nome: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada” (Tg 1.5). Quer ser sábio? Busque a sabedoria de Deus, e tema ao Senhor, pois “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Sl 111.10)” (PEREIRA, Daniele. Revista Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
INICIANDO A AULA:
“Após a oração inicial, converse com os alunos sobre quanta coisa eles têm aprendido acerca do Livro de Deus na Escola Dominical. (Folheie a revista, para que eles visualizem que já passaram da metade e estão quase chegando ao final.) Diga-lhes que Jesus não ficou para sempre como um bebê. Ele foi criança como seus alunos, e continuou crescendo até se tornar um adulto, mas sempre foi um filho obediente. (Aproveite para
falar sobre a importância da obediência e pergunte aos alunos se eles têm sido obedientes aos pais.) Depois de fazer o plano de frequência, cante alguns louvores. Recolha as ofertas e, em seguida, apresente aos alunos o versículo bíblico. Não deixe de explicar que todos que amam a Jesus lhe obedecem. Ao contar a história, fique atento para os alunos compreendam o que é obediência” (PEREIRA, Daniele. Revista Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
FIXAÇÃO DO ENSINO:
“Para verificar se os alunos assimilaram o conteúdo ensinado hoje e ajudar na fixação da aprendizagem, peça-lhes que contem a história com suas próprias palavras. Reúna os alunos em círculo e explique que cada um contará um pedacinho da história. Leve um microfone de brinquedo ou improvisado (usando qualquer objeto para representá-lo), e entregue para o aluno que estiver disposto a começar a atividade. Deixe bem claro que cada criança deve narrar apenas um trecho da história, e então passar o microfone para que outro coleguinha possa continuar. Incentive todos a participar. Assim, mesmo que algum aluno saiba a história toda, aprenderá a trabalhar em equipe” (PEREIRA, Daniele. Revista Lições Bíblicas Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
ATIVIDADES SUGERIDAS:
Sugerimos que você faça com os alunos “Sinal verde e sinal vermelho da obediência”. O objetivo desta atividade é reforçar o discernimento moral simples.
· Faça dois círculos: um verde (boas escolhas) e um vermelho (desobediência).
· Apresente situações rápidas: “Mamãe pediu para guardar o brinquedo”, “Papai falou para tomar banho”, etc.
· As crianças levantam o cartão verde ou vermelho.
Encerramento da aula:
Não deixe de repetir o versículo e o cântico, o que sempre ajudará a fixar o ensino. Ore para encerrar: “Querido Deus, me ajude a ser obediente.” Em nome de Jesus, Amém.”
Plano de aula:
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
|
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
|
Iniciando a aula
|
10 minutos |
|
Assunto da lição |
5 minutos |
|
Para memorizar |
10 minutos |
|
História bíblica |
15 minutos |
|
Fixação do ensino |
15 minutos |
|
Atividades do aluno |
15 minutos |
|
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o PLANO DE AULA (6) sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.
