Lição 12 – O Perfeito Amor Afasta Todo Medo
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. O PERFEITO AMOR AFSTA O MEDO
2. RELAÇÃO DE AMOR E TEMOR
3. OS PERIGOS DO MEDO
4. NÃO HÁ POR QUE TER MEDO
OBJETIVOS:
COMPREENDER que o perfeito amor afasta o medo;
EXPOR a relação entre amor e temor e os prejuízos do medo;
DEMONSTRAR que não há motivo para sentir medo.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Estamos nos aproximando do final do trimestre e do ano de 2025. Certamente, podemos dizer: Ebenézer! “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Samuel 7.12). Assim como na ocasião desta passagem bíblica, quando o profeta Samuel ergueu um memorial em celebração a ajuda divina, é bom que nós também façamos uma retrospectiva ministerial e pessoal a respeito de cada luta e superação vivida até aqui.
Tal como no passado, o Senhor continua a transformar cenários de derrota e desespero em lembrança de seu poder e fidelidade. Como fortalece a nossa fé trazer a memória essas situações. Por isso, além de todo conteúdo teológico e pedagógico proposto em sua revista, sugerimos que você reserve um momento especial ao final da aula para relembrar junto aos alunos momentos de adversidade e grande temor que foram vencidos com a ajuda do Espírito Santo. Orem juntos entregando a Ele todo medo! Seus alunos podem fazer uma lista de seus temores e trocar como motivos de oração para que intercedam uns pelos outros ao longo da semana.
Como temos visto no decorrer desse estudo bíblico, o amor, ou seja, Cristo em nós, é o antídoto contra todo mal, inclusive o medo. Numa sociedade marcada por fobias, ansiedades, síndrome do pânico, nós conhecemos a cura: Jesus Cristo! Precisamos buscá-lo intensamente, em igual ou maior medida, do que somos bombardeados pelos motivos de apreensão dos nossos tempos. Somente em Deus podemos ter emoções saradas e equilibradas. Para o seu aprofundamento nesta reflexão, deixamos como subsídio extra um trecho da obra “Alcance um Futuro Feliz e Seguro”, da CPAD.
“EMOÇÕES E SENTIMENTOS PROTEGIDOS
As emoções e os sentimentos cumprem um papel muito importante em nossa vida em sociedade. Quando se desequilibram, toda a nossa vida também se desequilibra. Quando isso acontece, o medo vira pânico; a tristeza vira depressão; a ira vira cólera — resumindo: o pecado jaz em nossa porta (Gn 4.6,7). Do ponto de vista bíblico, a melhor forma de equilibrar e proteger nossas emoções, bem como nossos sentimentos, é tendo as virtudes do Espírito cuja porta de entrada é o amor (1Co 13.13; Gl 5.22,23). Trata-se do sentimento mais virtuoso da Bíblia. O fruto do Espírito é o antídoto celestial para ordenar nossas emoções. Aqui, a respeito da questão de lidar com nossas emoções, o domínio próprio — ou temperança — é uma virtude especialíssima para nosso equilíbrio. […] Por que a ênfase na temperança como uma virtude importante? Porque essa virtude ordena nossas emoções. Quando essa virtude está presente em nossa vida, cuidamos para não sermos escravizados por emoção ou paixão. […] Assim, um coração temperado é um coração protegido.” (OLIVEIRA, Marcelo. Alcance um Futuro Feliz e Seguro. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2024, p.42).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!
