Lição 1 – Atitudes que Fazem a Diferença
OBJETIVOS:
APRESENTAR o “Sermão do Monte” como uma referência do código ético cristão;
APONTAR que os cristãos precisam fazer a diferença no mundo;
DESTACAR a importância do testemunho cristão.
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. O SERMÃO DO MONTE
2. SAL DA TERRA
3. LUZ DO MUNDO
4. DEIXE A LUZ BRILHAR
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! É com imensa alegria que iniciaremos não apenas um novo ano, mas também um novo tempo de Deus em nossas vidas e ministérios. Trabalhamos e oramos para que você e seus alunos sejam ricamente abençoados e avivados na alegria da salvação e no comprometimento com a Grande Comissão (Mc 16.15), sendo Sal e Luz no Mundo (cf. Mt 5.13-16).
Empenhamo-nos para ajudá-lo(a) ao máximo a cumprir com dedicação e excelência o seu chamado de ensinar as Sagradas Escrituras. Que o Espírito Santo renove e inspire sua vida nesta proposta pedagógica de abordar o tema “Sal e Luz do Mundo: Uma Igreja Relevante”.
Como é de seu conhecimento, há muitos juvenis que entregam suas vidas a Cristo nesta faixa etária e levam esta decisão a sério por toda a sua trajetória. Por isso, além de buscar o preparo técnico e teórico, precisamos também orar e jejuar pela salvação de nossos alunos – obra que só Jesus Cristo pode operar.
Para abrir as nossas aulas com chave de ouro, no próximo domingo, falaremos sobre “Atitudes que Fazem a Diferença”. Em meio a tantos escândalos e maus exemplos no seio eclesiástico evangélico, é muito importante abordar o que é dar “bom testemunho”, sem hipocrisia, falsos moralismos, mas com uma postura de caráter e fé repleta de boas obras, fruto de um coração genuinamente transformado pelo amor do Senhor.
Os fariseus contemporâneos do ministério terreno de Jesus tinham muitas boas obras e, contudo, ouviram do Mestre a dura exortação: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia. Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade” (Mt 23.27,28).
Além de todo conteúdo em sua revista, propomos que ao final do último tópico, você peça sugestões aos Juvenis de maneiras como podemos ajudar os necessitados. Caso não tenha proposto na última aula, após a lição “O Amor Gera Frutos”, proponha nessa ocasião ações sociais como: doação de roupas, alimentos, livros, itens de higiene pessoal etc. Claro, com a devida permissão prévia do seu pastor e dirigentes da Escola Dominical.
Veja o que melhor se aplica à realidade de sua igreja e localidade. Principalmente, para onde o Espírito Santo os direcionar a ajudar. Pode ser uma instituição voltada aos idosos ou a crianças carentes, por exemplo, ou algum outro trabalho que a igreja já atue. Necessidades e necessitados não faltam.
Ao final da aula, orem pela ação de ajuda ao próximo que será realizada e todos os trabalhos desse tipo que a Igreja de Cristo desempenha, dando bom testemunho do nosso Senhor – com palavras e obras. Por fim, orem por todas as pessoas que se encontram em situações de pobreza e abandono. Passadas as festas de fim de ano, muitas voltam ao esquecimento e desamparo.
Feliz 2026! Que o Senhor Jesus abençoe você e seus alunos, usando-os como sua resposta à oração dos aflitos!
