Lição 13 – O Esperado Encontro do Senhor com Estêvão
MEMÓRIA EM AÇÃO:
“Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.” (Mateus 5.10)
OBJETIVO:
Que o aluno creia que, um dia, todos nós estaremos diante do Senhor e precisamos nos preparar para este definitivo encontro.
PONTO CENTRAL:
Um dia, vamos nos encontrar com o Senhor, nos Céus.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Está feliz por chegar a última lição do trimestre? É motivo de grande alegria. Parabéns! Oramos para que o Senhor o(a) fortaleça, renovando o amor pela sua obra e por cada um de seus pequeninos, a fim de continuar ensinando sua poderosa Palavra com zelo e dedicação.
Esse é um bom momento para avaliar como foi o seu desempenho, bem como o de seus alunos em classe: como foi ensinado e absorvido o conteúdo das lições? Quais dinâmicas e atividades seus Primários mais gostaram? Que métodos de memorização foram mais efetivos? Observou alguma dificuldade específica individual ou coletiva durante as aulas? Há algo que deva ser conversado com seus superiores ou familiares das crianças?
No final de um trimestre também é oportuno observar se há alguma necessidade na classe, seja estrutural, tratando-se de recursos, voluntários etc. Ou mesmo questões de outra ordem: algo que esteja atrapalhando você de se dedicar melhor ou os seus alunos de se desenvolverem. Seja o que for, liste cada uma dessas situações e necessidades, estabelecendo um propósito com o Senhor, orando por elas, antes ou depois de cada aula.
Creia, o Todo-Poderoso é o dono desta obra, da sua vida, assim como da alma de cada um de seus pequeninos. Ele é provedor e galardoador dos que o buscam e certamente lhe enviará resposta! Testemunhe acerca de cada provisão e oração respondida, a fim de edificar a fé de seus alunos e ensiná-los a serem gratos.
Por meio do seu exemplo constante, eles aprendem não apenas a apresentar seus pedidos a Deus, como também os seus agradecimentos. Diária e incessantemente, o Senhor nos cerca de motivos para agradecer, mas precisamos estar mais atentos a eles. A gratidão é um exercício, do qual não podemos abrir mão um só dia.
Dedique-se a ler com antecedência todas as sessões em sua revista e preparar o material necessário para pôr cada sugestão pedagógica em prática. Lembre-se de que cada uma foi estrategicamente pensada para ajudá-la a cumprir o objetivo da lição, melhor fixando o conteúdo nas mentes e corações de seus Primários.
Especialmente para a dinâmica sugerida na sessão “A Arte de Ensinar”, pense sobre alguns comportamentos de seus alunos, os quais você vem observando que precisam ser corrigidos ou mesmo incentivados. Assim, escreva previamente alguns desses exemplos – bons e maus – para o momento desta brincadeira de fixação do conteúdo estudado.
Reforce que não basta apenas dizermos que somos cristãos ou irmos à igreja, se não nos comportarmos como Jesus Cristo ensina. Só entrarão no Céu aqueles que servem e imitam a Jesus de todo coração. Às vezes é difícil fazer o que é certo, por isso, precisamos sempre orar, pedir perdão pelos nossos erros e a ajuda do Espírito Santo, a fim de que, um dia, possamos morar no Céu com Ele.
Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!
