Lição 5 – Deus me ensina a ter um coração sincero
Objetivo: Que o aluno compreenda que Deus usa e abençoa as pessoas que têm o coração puro.
Ponto central: Para manter o coração puro, precisamos confessar e nos arrepender dos nossos erros.
Memória em ação: “Ó Deus, cria em mim um coração puro” (Salmos 51.10a)
Querido(a) professor(a), como tem passado? Por estar lendo essas linhas podemos ter a convicção do quanto o Senhor tem cuidado de sua vida, ajudando-o a superar cada desafio, mantendo-se fiel a Ele e ao seu chamado. Continue firme!
Na próxima aula, vamos dar continuidade ao tema do trimestre, sobre os ensinamentos de Deus na Bíblia, percorrendo agora o momento histórico e literário que mostra o povo de Israel em seu período monárquico.
Veja, todo o roteiro foi preparado a fim de proporcionar uma visão e estudo panorâmico desde o Pentateuco até o Apocalipse, incentivando desde já aos nossos pequeninos a manterem seus corações preparados para a volta do nosso Salvador.
Como sempre reforçamos, só podemos oferecer aquilo que nós possuímos. Essa estrutura organizacional dos temas, portanto, foi estrategicamente elaborada também para incentivá-la no seu estudo da Palavra de Deus. Sempre buscando do Espírito Santo o entendimento e toda capacitação para a missão que Ele a designou.
Esperamos que o seu intuito, a cada aula, não se limite a apenas transmitir conhecimento, mas também o genuíno amor e unção de Cristo. Para isso, é imprescindível compreender que a sua aula começa bem antes de entrar na sala de aula.
Você muito ensina aos seus alunos por meio do seu exemplo, da sua devoção, amor a Deus, à Palavra e a cada um deles, amor ao seu ministério, pela forma como se dedica, é assídua, sempre constante e abundante na obra do Senhor, mesmo em meio as dificuldades.
O Senhor sabe das fraquezas, falhas, limitações e até impiedades – que todo ser humano tem, sem exceção. Isso mesmo, até os que são genuínos cristãos. O que nos difere, contudo, é o nosso coração. Como ele vai se portar diante do pecado, da maldade, da inveja, dos erros – sejam nossos ou dos outros.
Se mantivermos uma constante busca do Espírito Santo, mais e mais nós nos veremos pecadores, pois Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo, até quando esses nos são ocultos. Da mesma forma, quanto mais tomamos conhecimento da nossa enorme limitação e da infinita graça de Cristo, mais e mais nos quebrantaremos diante do Santo dos santos, pedindo seu perdão. Mais agradáveis a Deus do que sacrifícios (ritos religiosos) é um coração quebrantado e contrito, o qual Ele mesmo diz que não rejeitará (Sl 51.17).
Além de todo conteúdo programático em sua revista, havendo tempo hábil, sugerimos a confecção e uso do “livro sem palavras”, cujas cores representam estados da nossa alma, enquanto narramos o plano da salvação. Existem inúmeras formas de trabalhar esse recurso. Para melhor frisar o Ponto Central e o versículo do Memória em Ação desta lição, sugerimos que ele seja confeccionado no formato de coração. Se for possível, permita que os Primários façam também uma versão para levarem para casa e contarem a todos sobre o que aprenderam.
Também é possível realizar junto a classe a confecção do plano da salvação em formato de marcador de Bíblias e livros, como o modelo abaixo, a fim de sempre se lembrarem a importância de mantermos um coração sempre limpo aos olhos o Senhor.
Fonte da imagem: Pinterest
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!