Lição 6: Samuel: juiz, profeta e sacerdote.
LEITURA BÍBLICA: 1 Samuel 3.1-10.
A MENSAGEM: “E Samuel cresceu. O Senhor estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer” (1 Samuel 3.19).
OBJETIVOS:
APRESENTAR a história de Samuel e seu chamado;
DESTACAR a importância de o adolescente escolher ser fiel a Deus, assim como Samuel o fez;
MOSTRAR que o adolescente precisa buscar e servir a Deus.
Amigo(a) professor(a) da classe dos Adolescentes, a paz do Senhor!
A lição desta semana apresenta um personagem que foi muito importante durante o processo de organização da nação de Israel na Terra Prometida. O período dos juízes havia sido marcado por conflitos e instabilidades (Jz 21.25). Para mudar essa situação, Deus levantou o profeta Samuel para trazer uma mensagem de repreensão ao povo e julgamento. A vida de Samuel foi marcada por manifestações do poder divino em tempos difíceis. O seu nascimento foi um milagre, tendo em vista que sua mãe era estéril e orou ao Senhor para que Deus tirasse a sua vergonha. Naquele tempo, para uma mulher israelita, não ter filhos era considerado vergonhoso. Mas Deus operou e a mãe de Samuel o apresentou para servir no templo desde a sua infância. Ainda criança, Samuel foi usado por Deus para alertar acerca do juízo de Deus sobre a casa de Eli.
Durante a sua trajetória enquanto adulto, Samuel se tornou uma grande referência para a nação de Israel. Tanto é que os reis Saul e Davi tinham grande respeito pela sua sabedoria e presença (1 Sm 15.1; 16.1-13). Esse tratamento revela que Samuel não era qualquer pessoa. Ele foi o único que exerceu os três ofícios: sacerdote, profeta e juiz. O exercício do seu ministério contribui de maneira significativa para o bom desenvolvimento da nação israelita. Embora tenha sido rejeitado pelo povo, que desejava ter um rei como faziam as outras nações, Samuel
foi importante na escolha dessas novas lideranças. Ele foi enviado pelo Senhor para ungir Saul e, posteriormente, ungir a Davi como rei (1 Sm 8.4-9; 16.1).
A Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global, editada pela CPAD, discorre sobre a vida de Samuel: “A vida de um dos servos mais fiéis de Deus havia chegado ao fim. 1. Ele tinha uma paixão por Deus e fez mais do que qualquer outra pessoa do seu tempo para cumprir a vontade de Deus (2.35; 12.7-25; 15.10-11, 35). Ele nos apresenta um exemplo primordial de integridade, honestidade, fidelidade e pureza moral (12.1-5). 2. Ele deixou uma reputação que o classifica entre os maiores do povo de Deus no Antigo Testamento. Deus falou a respeito de Samuel, incluindo-o no mesmo grupo de Moisés (Jr 15.1). Samuel e outros profetas justos, e não os reis, representam a mais elevada liderança moral e espiritual do antigo concerto (isto é, o ‘acordo de vida’ que Deus fizera com Israel antes da vinda de Cristo). Deus deseja que o seu povo deixe um legado de caráter piedoso e fidelidade que inspire outras pessoas a confiar em Cristo” (2022, pp. 500, 502).
Professor(a), com base no exemplo de vida do profeta Samuel, pergunte aos seus alunos quais lições podem ser extraída a partir da história desse profeta. Você pode elaborar um MAPA CONCEITUAL. Utilize o quadro ou mural para escrever o nome do profeta ao centro. Em seguida, faça perguntas aos alunos a partir dos eventos que ocorreram na vida do profeta, desde o seu nascimento milagroso até o exercício do seu ministério. Ao final, reforce que Deus esteve presente na trajetória deste profeta e o habilitou para tempos específicos da história de Israel. Mostre aos seus alunos que o Senhor também nos escolheu para tempos difíceis, porém há uma promessa de que ele vai manifestar o seu glorioso poder.
Tenha uma ótima aula!