Lição 7: Amizades Verdadeiras nos Aproximam de Jesus!
Objetivo:
Que a criança saiba selecionar e valorizar amizades que nos aproximam de Jesus.
Ponto central:
Amizades verdadeiras são um verdadeiro milagre!
Memória em ação:
“O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.” (Provérbios 17.17).
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Alegramo-nos por vê-lo(a) se empenhado(a) em aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, em prol do serviço a Cristo. Estamos certos de que a melhor recompensa virá o Senhor sobre a sua vida (cf. Cl 3.23,24).
Na próxima lição, ensinaremos aos pequeninos sobre um tema muito especial por toda nossa vida: amizade. Fomos criados por Deus como seres relacionais. Portanto, desde a infância até nossa partida esta é uma área de grande importância e influência sobre nós. Portanto, não pode ser negligenciada. “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro”. (Pv 27.17 – NTLH).
Com a melhor das intenções, muitos pais educam os seus filhos para a desconfiança e incredulidade nessa relação tão bonita que é a amizade. Alguns usam o bordão: “amigo de verdade é só pai e mãe”. Certamente, algumas decepções os levaram a essa crença equivocada. Passá-la adiante é uma tentativa, ainda que inútil, de evitar que os filhos se machuquem. Contudo, em toda sua sabedoria, as Escrituras Sagradas nos revelam que uma genuína amizade, embora rara, é extremamente necessária. O seu valor não está na quantidade, mas sim na qualidade: “Alguns que se dizem amigos destroem uns aos outros, mas o verdadeiro amigo é mais próximo que um irmão.” (Pv 18.24 – NVT).
Na história desta próxima lição, veremos esse tipo de amizade, a qual torna o outro, ainda que nascido em uma família diferente da sua, um verdadeiro irmão para todas as horas, especialmente as de adversidade.
Com base em Lucas 5.17-26, o texto bíblico de nossa próxima aula, reflita por um momento: Em sua vida, quem são os amigos que o carregariam até Jesus, se você precisasse? Já agradeceu ao Senhor hoje, por tê-los em sua vida? A esses amigos, você já disse o quanto os ama e valoriza a sua amizade? E quanto a você, tem sido esse tipo de amizade verdadeira para alguém? Oferece empatia não apenas nos momentos de dificuldades, mas também é capaz de se alegrar com a vitória dos seus amigos, mesmo se você estiver em dificuldade?
Muitos filósofos explicam que é mais fácil encontrar quem chore com você as suas dores, do que quem contigo celebre as suas alegrias. Por isso, observe e valorize não apenas quem enxuga as suas lágrimas, mas também quem celebra as suas conquistas e risadas. Afinal, tal como ensinaremos aos Primários, nós precisamos aprender a selecionar nossas amizades; assim como a valorizar aquelas que nos aproximam de Deus, que nos abençoam, amparam, enobrecem e inspiram a nos tornarmos pessoas melhores, mais parecidas com o maior e melhor amigo: Jesus!
Se atualmente você se encontra em uma situação de solidão, não tema. Você não está sozinha! Assim como o Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto, às vezes também o faz conosco (cf. Mt 4.1). Mesmo que você não entenda agora, creia que nisso tudo os planos dEle para você são de paz e não de mal, para te dar o fim que você mesmo deseja (Jr 29.11). O melhor e mais fiel amigo que alguém pode ter está contigo todos os dias!
Reforçamos que, após a história e os demais conteúdos de sua revista aplicados, você realize a dinâmica indicada na sessão “A Arte de Ensinar” a fim de fixar ainda mais a lição aprendida, pondo-a em prática e promovendo a comunhão entre os seus Primários. Por fim, ore com a classe, pedindo ao Senhor que nos ajude a sermos e termos bons amigos, assim como os da história bíblica de hoje.
Que o Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!