Lição 08 – Davi: O pastor de ovelhas que se tornou rei.
LEITURA BÍBLICA: Atos 13.17-22.
A MENSAGEM: “Samuel pegou o chifre de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do Senhor dominou a Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E Samuel voltou para Ramá” (1 Samuel 16.13).
OBJETIVOS:
ENSINAR a história de Davi, destacando que ele foi escolhido por Deus para liderar o seu povo;
MOTIVAR os adolescentes a terem força, coragem e fé em Deus, diante dos gigantes da vida;
MOSTRAR aos adolescentes que todas as promessas de Deus se cumprirão no tempo certo porque Deus é fiel.
Prezado(a) professor(a) da classe dos Adolescentes, a paz do Senhor!
A lição desta semana nos conta a história do rei Davi. Após Saul desobedecer à voz de Deus e não respeitar as orientações do profeta Samuel, Deus escolheu para si um rei que fosse segundo o seu coração e cumprisse os seus propósitos (1 Sm 13.13, 14). Davi, porém, não era um guerreiro experiente ou mesmo alguém que vinha de uma linhagem real. Muito pelo contrário, ele era um simples pastor de ovelhas, responsável por cuidar do rebanho de seu pai, Jessé. No entanto, o Senhor o escolheu para ser rei da nação de Israel e vencer as batalhas contra os povos inimigos que guerreavam contra o seu povo. A experiência de Davi no cuidado com as ovelhas foi o que Deus usou para levantá-lo com coragem para cumprir seus desígnios (2 Sm 7.8).
Após livrar as ovelhas de seu pai das mãos do leão e do urso, Davi teve de enfrentar o gigante Golias, aquele que afrontava o exército do Deus vivo. Com confiança em Deus e muita determinação, Davi venceu o gigante e honrou o nome do Senhor diante da nação (1 Sm 17.45-51). Este feito o levou a corte do rei, onde trabalhou como escudeiro do rei. Devido ao seu notável talento musical, Davi auxiliou o rei em seus momentos de aflição. A harpa tocada por
Davi trazia alívio para a angústia de Saul. O rei gostou do trabalho do jovem de modo que Davi permaneceu um tempo junto com ele (1 Sm 16.14-23).
Depois de um tempo, o jovem harpista se tornou um dos melhores soldados de seu exército. Não demorou muito para Saul se incomodar com o destaque de Davi e, depois do cântico das mulheres descreverem que o sucesso de Davi era maior do que o de Saul, o rei passou a perseguir a Davi incessantemente (1 Sm 18.5-16). Mesmo sendo implacavelmente perseguido, Davi não se voltou contra a vida do rei, mesmo quando teve a oportunidade. Ao final de tudo, o Senhor honrou o empenho de Davi e, depois da morte de Saul, ele foi coroado rei de Israel (2 Sm 5.1-4).
Algumas lições podem ser extraídas da história de Davi. De acordo com a Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD:
“Davi prevaleceu contra o filisteu. A vitória de Davi sobre Golias resultou da sua fé em Deus; fé esta já testada e comprovada na sua vida. Podemos identificar cinco fatores específicos conducentes ao seu triunfo:
1. Davi tinha seu coração entregue a Deus (1 Sm 16.7), e assim buscava continuamente a Deus e a sua face (cf. 1 Cr 16.10, 11; Sl 28.8).
2. Davi tinha um carinhoso e profundo zelo pela honra e reputação do Senhor Deus de Israel (vv. 26, 36, 46). Ele percebeu que Golias estava afrontando não somente os exércitos de Israel, mas o próprio Senhor Deus.
3. A confiança de Davi no poder do Senhor foi fortalecida pela sua lembrança das ocasiões anteriores em que ele clamara a Deus por livramento e o recebera (vv. 34-37; cf. Sl 29.3, 4).
4. Davi confiava, não em si mesmo, mas em Deus, para obter a vitória sobre Golias e os filisteus (vv. 37, 45-47; cf. Sl 33.16, 17; 44.6, 7; Os 1.7).
5. O Espírito do Senhor veio poderosamente sobre ele (16.13; cf. Zc 4.6).
Sempre que os filhos de Deus enfrentarem problemas e situações parecendo intransponíveis, esses gigantes podem ser derrotados, se exercermos fé como Davi, e se dependermos do poder do Espírito Santo (Ef 3.20, 21; Fp 4.13).” (1995, pp. 458, 459).
Professor(a), aproveite o tema da lição e pontue numa lista as qualidades de Davi que contribuíram para que as promessas de Deus se cumprissem em sua vida. Mostre também ascircunstâncias negativas, as perseguições e aflições que Davi enfrentou em razão dos propósitos de Deus. Explique aos seus alunos que nós também enfrentamos os mesmos dilemas enfrentados por Davi em razão dos propósitos de Deus para nossas vidas.
Tenha uma ótima aula!