Lição 02 – A lição da oração.
TEXTO BÍBLICO:
Mateus 6.5-15.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Apontar o modo correto de orar a partir do modelo de oração ensinado por Jesus.
Querido(a) professor(a), a paz do Senhor.
Na lição desta semana, veremos que um dos ensinamentos mais importantes deixados por nosso Senhor Jesus é sobre a oração. Em algumas ocasiões o Mestre confrontou os fariseus hipócritas em razão de tentarem manter a aparência, fazendo orações públicas na intenção de provar para as pessoas que eram religiosos e devotos às Escrituras Sagradas. Entretanto, não passavam de mentirosos. Julgavam-se conhecedores da Lei, mas estavam distantes do compromisso com a verdadeira prática da Palavra de Deus. Por essa razão, Jesus vai alertar seus discípulos acerca da maneira correta de orar. A Bíblia de Estudo Pentecostal comenta este episódio:
“A oração envolve a adoração ao Pai celestial. 1. Como Pai, Deus nos ama, cuida de nós e anela comunhão e intimidade conosco. Em Cristo, temos acesso ao Pai, em todo tempo, para adorá-lo e expressar-lhe as nossas necessidades (vv. 25-34). 2. Deus, como nosso Pai, não significa que Ele seja como um pai terrestre, que tolera o mal nos filhos ou que deixa de discipliná-los corretamente. Deus é um Pai santo que se opõe terminantemente ao pecado. Ele não tolera a iniquidade, mesmo aqueles que o chamam de Pai. Seu nome deve ser ‘santificado’ (v. 9). 3. Logo, como Pai Celeste, Ele pode castigar, tanto quanto abençoar; reter, tanto quanto dar; agir com justiça e também com misericórdia. Sua maneira de atender seus filhos depende da nossa fé e obediência para com Ele” (CPAD, 1995, p. 1396).
Nesse sentido, precisamos entender que a resposta das nossas orações não está na elegância das nossas palavras, haja vista não sabermos exatamente como orar, mas o Espírito Santo, que conhece a intenção do nosso coração, intercede por nós com gemidos inexprimíveis como aponta o apóstolo Paulo na Carta aos Romanos (Rm 8.26,27).
Método sugerido:
Professor(a) para fixar o ensinamento da lição, solicite que os alunos orem pela Escola Dominical, mais especificamente, pela classe dos Juniores. A oração funcionará da seguinte forma: um aluno começa a oração. Ao seu sinal, o aluno para e o que está ao seu lado continua a oração. Em seguida, novamente você ordena que pare e o outro aluno ao lado continua a oração até que todos os alunos tenham participado. Ao final, ressalte à classe que a oração é uma prática que não podemos deixar de realizar.
Tenha uma excelente aula!