Lição 04 – Sete ajudantes.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Que a criança entenda que somos chamados para servir e temos uma missão na Casa de Deus.
PREZADA PROFESSORA
Nesta lição, veremos que sete homens piedosos e respeitados foram escolhidos para o que alguns consideram uma tarefa servil: “servir às mesas” (6.2). No Reino de Deus, nenhuma tarefa é servil e Deus pode usar qualquer pessoa para fazer seu trabalho. Você não precisa ser um super-herói espiritual para ser útil a Deus (Adaptado de Bíblia Além do Sofrimento. Rio de Janeiro: CPAD, 2020).
PERFIL DA CRIANÇA DO MATERNAL:
“As crianças parecem ter o dom da alegria. Certamente possuem um dom concedido por Deus, que as torna capazes de brincar nas circunstâncias mais adversas. Observou-se que mesmo nos campos de concentração nazistas, esfomeadas e maltratadas, as crianças ainda arranjavam meios de divertir-se. Como afirma o autor Claudionor de Andrade, “Têm as crianças uma reserva de energia tão inesgotável, que são capazes de entregar-se aos seus jogos e folguedos do arrebol ao entardecer”. Acerca do mesmo tema, escreve Toulet: ‘As crianças vivem intensamente embriagadas: embriagadas de vida’. Se isto se aplica às crianças em geral, quanto mais às do maternal, que se acham na fase do comer e dormir, para depois despender a energia acumulada!
Se o brilho de uma criancinha se apaga, alguma coisa está errada; algo muito doloroso ou sujo atingiu-lhe a alma. Possam os professores do maternal serem usados por Deus para alimentar cada vez mais, nesses coraçõezinhos, a chama da verdadeira alegria – a alegria da salvação” (Marta Doreto).
OFICINA DE IDEIAS:
“Escreva a palavra ‘AJUDAR’ numa folha de ofício, com letras largas para que as crianças as preencham com bolinhas de papel. Faça uma cópia para cada aluno. Distribua retalhos de qualquer tipo de papel colorido, para que rasguem e façam as bolinhas. Converse: Você sabe o que está escrito aí? Isto mesmo: AJUDAR! A Bíblia nos ensina a ajudar as pessoas. Não precisamos ser muito fortes ou grandes para ajudar alguém. Mas precisamos ter um coração bondoso para sempre ajudar as pessoas.
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!