Lição 07 – Mudança de Planos.
OBJETIVO:
Que os alunos entendam que devemos buscar e obedecer a direção de Deus para as nossas vidas.
PONTO CENTRAL:
Obedecer a Deus nos faz viver coisas maravilhosas!
MEMÓRIA EM AÇÃO:
“Aqueles que temem o Senhor aprenderão com ele o caminho que devem seguir. Eles sempre terão sucesso.” (Salmos 25.12,13a)
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Animado(a) para mais uma aula?! Esperamos que sim. Como a lição do próximo domingo nos ensina, precisamos estar atentos a voz do Espírito Santo, pois por melhor que sejam os planos do nosso coração, do Senhor é que vem a direção final (Pv 16.1).
Talvez as coisas não estejam saindo como você planejou e isso o(a) tem abatido, preocupado ou feito buscar por respostas. Como sempre recomendamos, peça que o Senhor fale contigo por meio da Palavra que você ministrará aos seus Primários. Sabemos que não é fácil, mas tal como Paulo, precisamos estar receptivos e confiantes diante das mudanças operadas pelo Espírito Santo em nosso caminho.
Diante de determinadas situações que lhe parecem contrárias, embora caminhe corretamente diante de Deus, talvez você já tenha ouvido ou dito a si mesmo(a) algo como: “aquieta-te, minh’alma! O Senhor vê o que você não vê, ouve o que você não ouve, sabe de coisas que você nem imagina. Confia! Tudo o que está acontecendo tem um propósito de paz e não de mal para a sua vida”.
Ouça o Espírito Santo acalentando o seu coração: “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jr 29.11 – NTLH).
Como servos do Senhor que o amam e são chamados por seu decreto, precisamos crer que é verdade: todas as coisas contribuem para um bem em nossas vidas (Rm 28.8). O que tiver de perder, será para ganho; as pessoas que se distanciarem será para abrir espaço para outras se aproximarem; cada mudança, mesmo as mais desconfortáveis e dolorosas, está sujeita aos planos do Pai para a sua jornada! Confie!
Durante o preparo da lição, reserve um momento para interceder por seus alunos. Que, desde já, eles aprendam a ouvir a voz de Deus e entender cada situação que não podemos controlar, como uma direção daquele que governa todas as coisas, o nosso Amado Pai.
Atente-se para cada sessão em sua revista. Muito é perdido quando os professores leem apenas algumas. Tudo foi estratégica e pedagogicamente pensado para cooperar com você para atingir os objetivos propostos. Na sessão “A Arte de Ensinar”, por exemplo, sugerimos uma brincadeira para fixar ainda mais o conteúdo da lição.
As crianças, especialmente as dessa faixa etária de seus primários, aprendem muito por meio do lúdico e da experiência prática. Portanto, esforce-se para aplicar cada sugestão e de maneira divertida ver seus alunos aprendendo a estarem sempre atentos a direção do Mestre!
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!