Liçãõ 07 – Jônatas: O valor da Lealdade.
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. QUEM É JÔNATAS?
2. ONDE ENCONTRAR UM JÔNATAS?
3. NÃO TEM PREÇO
OBJETIVOS:
ENFATIZAR o caráter de Jônatas ao longo de suas atitudes;
DESCREVER sua lealdade incondicional;
CONTEMPLAR o valor de uma amizade verdadeira;
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Como está a sua vida? Nunca se esqueça de que você tem o melhor intercessor do Universo junto ao Pai: “[…] o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor” (Rm 8.26 – NTLH).
O nosso maior e melhor amigo, Jesus, certamente deseja nos abençoar com outras relações de amizade. Afinal, como demonstrado em inúmeros versículos bíblicos, a conexão, a comunhão, é essencial ao ser humano e foi o próprio Criador quem nos fez assim. Como está escrito: “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver” (Pv 27.9 – NTLH).
Atualmente, estudos científicos voltados à compreensão do impacto do estado de bem-estar na longevidade e saúde, demonstram que ter bons e significativos relacionamentos é fator determinante para uma vida longa e saudável, no corpo e na alma.
É o caso, por exemplo, de um comentado estudo de Havard sobre felicidade. Por ser o mais longo e contundente, com duração de 85 anos, o “Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto” (tradução do título original), esteve sob holofotes da mídia, ao concluir que a qualidade dos relacionamentos é o fator mais importante para a felicidade e saúde ao longo da vida.
Desde 1938, pesquisadores de Harvard acompanham de forma minuciosa 724 pessoas, desde a adolescência, incluindo seus cônjuges e descendentes. O quarto e atual diretor do estudo, o psiquiatra Robert Waldinger, afirmou: “Não foi nenhuma surpresa que as pessoas em relacionamentos mais calorosos sejam mais felizes. Isso faz sentido. A surpresa foi a de que as pessoas que têm relacionamentos mais calorosos permanecem fisicamente mais saudáveis à medida que envelhece (inclusive, menos propensas a desenvolverem diabetes tipo 2 ou doença arterial coronariana)”.
A ciência, mais uma vez, descobre o que a Palavra de Deus já nos revela há milênios. Portanto, além de todo o rico conteúdo em sua revista, você pode pegar o gancho dessa matéria atual e com grande repercussão para enriquecer a reflexão quanto a este tema da lição. Solicite que os juvenis analisem a conclusão mencionada do estudo, em paralelo com a passagem de Eclesiastes 4.9-12.
Ao final, permita que seus alunos compartilhem o que levaram de lição para as suas vidas após essa aula: como pretendem conduzir suas relações de agora em diante; se eles possuem amigos verdadeiramente leais; se as amizades que têm cultivado são genuinamente sadias; e por fim, se eles são bons amigos, como Jônatas, e o que podem fazer para melhorar.
Interceda por sua classe, em especial pelos juvenis que se sentem solitários e sem amizades verdadeiras. A solidão é alarmante nessa faixa etária e um dos indicativos comuns em quadros de depressão, dependência química e até suicídio. Por isso, esteja atenta aos seus juvenis. Clame ao Senhor por suas vidas e procure propor iniciativas em sala de aula que promovam maior comunhão entre eles: trabalhos extraclasse em trios sorteados, amigos-ocultos de oração (mensal) etc.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!