Lição 10 – Maria: O que responder ao chamado de Deus?
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. QUEM É MARIA?
2. O PLANO PERFEITO
3. FÉ: A RESPOSTA CERTA AO PLANO DE DEUS
4. VALE A PENA!
OBJETIVOS:
DESCREVER o anúncio do plano divino à Maria;
ENFATIZAR a resposta ideal aos propósitos de Deus;
DESTACAR que vale a pena permanecer firme.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Como você está? Embora Jesus tenha nos alertado a respeito das aflições que teríamos no mundo, como seus seguidores (Jo 16.33), por vezes nos abatemos diante delas, não é mesmo? Isso não nos torna menos crentes; somos espirituais, novas criaturas sim, porém, ainda vivendo uma experiência humana. Por isso, carecemos tanto do Espírito Santo, constantemente. É por meio da dependência do Consolador, que o Senhor transforma até as nossas fraquezas em força para a glória do seu nome (2 Co 12.9,10). Oramos para que, mais uma vez, assim Ele opere em você e através de você ao ensinar a sua Palavra.
Na próxima aula, teremos a oportunidade de falar aos nossos Juvenis sobre os desafios e privilégios daqueles que dizem “sim” ao propósito e vocação divina em suas vidas. Através do exemplo de uma adolescente da Bíblia: Maria – a jovem chamada para gestar e maternar o Filho de Deus –, vamos levá-los a refletir sobre o próprio chamado, conscientizando-os acerca da fé, coragem e resiliência necessárias para sermos instrumentos do Deus Altíssimo, seja em qual área de atuação for.
Seus alunos encontram-se numa fase determinante para o ingresso na vida adulta, cercada de muitos dilemas: Fazer um curso técnico ou uma faculdade? Que carreira seguir? Investir em passar no vestibular ou num concurso público? Trabalhar para ajudar em casa ou estudar em tempo integral? Que tal tentar bolsa para fazer um intercambio? Qual idioma aprender?
Veja como o seu papel, enquanto educador cristão, é de extrema importância, pois pode de ser marcante para cada indivíduo em sua classe. Seu ensino e exemplo, firmados na Palavra de Deus, podem perpassar escolhas determinantes em múltiplos âmbitos de suas vidas. Por isso, no decorrer do preparo dessa aula, ore por cada um deles.
Empenhe-se em aplicar as propostas didáticas sugeridas em sua revista. Seus juvenis devem ter idades próximas a que os historiadores estimam que Maria tinha, na ocasião do chamado divino para gestação de seu Filho. Os tempos e dilemas mudaram, mas que, assim como Maria, seus alunos busquem ter uma vida entregue ao propósito do Senhor, independentemente das adversidades que surjam no caminho.
No decorrer de cada tópico da lição, incentive-os a descobrirem e a consagrarem seus talentos, dons espirituais, temperamentos, planos futuros, oportunidades, enfim, todos os seus recursos a serviço do Senhor, a fim de que respondam a Ele com a mesma fé e devoção que teve a mãe do Salvador. Ao final da lição, faça este apelo e ore com eles por isso.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula.