Lição 12 – João Marcos: A importância de aprender com os erros
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. QUEM É JOÃO MARCOS?
2. QUEIMANDO A LARGADA
3. QUEM É UM CASO PERDIDO?
4. JOÃO MARCOS: UMA ÁRVORE CORTADA QUE BROTOU
OBJETIVOS:
APRESENTAR as atitudes equivocadas de João Marcos;
DIMENSIONAR a importância do discipulado;
RATIFICAR a necessidade do aprendizado mediante nossos erros.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Aproximamo-nos do final de mais um trimestre e é sempre proveitoso fazer uma autoanálise, tanto pessoal como também ministerial, a fim de agradecer e continuar a aprender com cada experiência e estudo. O que extraiu de mais valioso desse tema? Com qual personagem bíblico mais se identificou e por quê? Qual foi sua melhor aula? Que lição mais comoveu seus alunos? Quais estratégias tiveram êxito? Quais erros e acertos, em classe, percebeu nesses últimos meses?
Responder, ainda que mentalmente, a essas questões, pode ser uma ferramenta de aprimoramento, além de evocar gratidão pelos muitos avanços e bênçãos recebidas até aqui. Por isso, havendo tempo hábil, proponha a mesma reflexão aos seus alunos.
Na última semana, em uma aula sobre a História da Igreja, o professor citou a seguinte frase: “Aqueles que não conseguem lembrar do passado estão condenados a repeti-lo.” Achei propícia para compartilhar nesse subsídio, pois na próxima aula ensinaremos nossos juvenis, por meio do exemplo do apóstolo Marcos, sobre “A importância de aprender com os erros”.
É bem verdade e válido frisar que todos nós vamos cometer erros, mas apenas alguns serão capazes de aprender com eles.
A Bíblia é repleta de exemplos, alguns estudados nessa revista, de pessoas que se equivocaram, mas não se arrependeram – mesmo diante da correção do Senhor e das consequências de suas atitudes. Assim como também vemos aqueles que extraíram de seus erros grandes lições, corrigindo-se e melhorando-se – como é o caso do discípulo João Marcos. Proponha que seus alunos relembrem e citem alguns casos de ambos os exemplos, a fim de recapitular as lições estudadas nessa e demais lições bíblicas.
Ao final desse momento, peça que leiam juntos Provérbios 29.1: “Quem é repreendido muitas vezes e teima em não se corrigir cairá de repente na desgraça e não poderá escapar”.
Recorde-os de que o Senhor só corrige a quem Ele ama e tem como filho(a) (Hb 12.6). Por isso, motive-os a aproveitarem essa oportunidade para se consertarem diante do Senhor, confessando seus pecados e deixando-os.
Ore, clamando pela poderosa ação do Espírito Santo em cada coração, convencendo, corrigindo e restaurando para que suas trajetórias não sejam definidas por seus erros, antes, pelo amor, perdão e submissão total a Cristo.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!
