Lição 13 – Timóteo: Ninguém despreze a sua mocidade!
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. QUEM É TIMÓTEO?
2. DIFERENTE DOS IGUAIS
3. NÃO DESPREZE
4. QUEM DEUS PROCURA?
OBJETIVOS:
DESTACAR o bom testemunho de Timóteo na sua juventude;
ABORDAR a participação de Timóteo no cumprimento de sua vocação;
REAFIRMAR que o Senhor escolhe, capacita e usa os jovens.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Chegamos ao final de mais um trimestre. Parabéns pela sua dedicação e perseverança cumprindo o chamado de Jesus em sua vida. Esperamos que o Espírito Santo tenha ministrado ao seu coração e ao de seus alunos a cada lição, por meio dos exemplos bíblicos de pessoas que foram muito bem-sucedidas por obedecerem ao Senhor e outras que sofreram amargas consequências por não terem seguido a sua Palavra.
Lembre-se sempre de que para os seus alunos, assim como para uma grande nuvem de testemunhas, a sua vida é a Bíblia aberta! Sim, muitos se chegam a Deus e às Sagradas Escrituras por verem diante deles um cristão fiel, alguém que revela Jesus Cristo não apenas com suas palavras, como também e principalmente com suas ações.
Na próxima aula, encerrando o trimestre com a mesma excelência com a qual começamos, ensinaremos nossos Juvenis sobre Timóteo, o amado discípulo de Paulo. Da mesma forma que ele muito aprendeu convivendo com o apóstolo, seus alunos também muito aprendem pelo que observam em você, em seu comportamento diante de momentos bons e ruins. Por isso, ao elaborarmos esse subsídio semanal, sempre oramos em prol da sua vida e ministério. Para nós, salvos e comissionados em Jesus, ambos se tornam uma coisa só, não é mesmo? A nossa vida é uma missão, precisa ser a Palavra divina em ação!
Além de todo conteúdo didático-teológico em sua revista, deixamos aqui uma reflexão para sua edificação e aprofundamento no tema.
Procure refletir por um momento se você já foi “Timóteo”, o discípulo amado, de alguém. Que precioso ter um pai ou mãe na fé, não é mesmo? Não apenas aqueles que nos fizeram o apelo para aceitar a Cristo, como também os que nos discipularam, sobretudo, nos primeiros passos da caminhada. E quanto a você, tem sido o “Paulo” de alguém? Um discipulador paciente e persistente que ensina com o próprio exemplo de fé? Esperamos que sim, inclusive para seus alunos. A caminhada cristã se torna muito mais graciosa quando exercemos ambos os papéis.
“Os últimos retratos de Timóteo vêm das cartas mais pessoais do Novo Testamento: 1 e 2 Timóteo. O apóstolo Paulo, já com idade avançada, estava próximo do final de sua vida; mas seu desejo ardente de continuar sua missão não se apagou. Ele estava escrevendo para um de seus amigos mais íntimos — eles viajaram, sofreram, choraram e riram juntos. Compartilharam a intensa alegria de ver as pessoas responderem ao evangelho e a agonia de ver o evangelho rejeitado e distorcido. Paulo deixou Timóteo em Éfeso para supervisionar a jovem igreja que ali estava (1.3,4). Ele escreveu para encorajar Timóteo e dar-lhe as diretrizes necessárias. Estas cartas têm fornecido conforto e auxílio para outros incontáveis ‘Timóteos’ ao longo dos anos. Quando você enfrentar um desafio que pareça estar além de suas habilidades, leia 1 e 2 Timóteo, e lembre-se de que outros compartilharam a mesma experiência.” (Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD, p. 1706).
Foi com este grande homem de Deus que o discípulo Timóteo aprendeu. Oramos para que através da sua vida hoje, seus alunos também se tornem amantes e praticantes fervorosos da Palavra.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!