Lição 1 – Paulo, o apóstolo de Jesus
TEXTO BÍBLICO:
Atos 9.1-31.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Apresentar a história da conversão do apóstolo Paulo a partir do encontro com o Senhor no caminho para Damasco.
Querido(a) professor(a), a paz do Senhor.
Estamos iniciando um novo trimestre de estudos com a Revista Lições Bíblicas Juniores. Neste trimestre, veremos a história do apóstolo Paulo e os ensinamentos que ele deixou às igrejas por onde passou. Diga-se de passagem, Paulo foi um grande instrumento de Deus para fundamentar, a partir de suas Cartas, as doutrinas que servem de orientação para a Igreja do Senhor até os dias atuais. Nesta primeira lição, a sua missão é mostrar como ocorreu a conversão de Paulo, bem como o seu chamado para anunciar a mensagem do Evangelho. Seus alunos aprenderão que o mais vil pecador e perseguidor da igreja veio a se tornar um dos seus maiores líderes e referência (1 Tm 1.15). Seu exemplo tem muito a nos ensinar, a saber, que para Deus não há nada impossível. Pode ser a pessoa mais complicada de lidar ou mesmo aquela que aos olhos humanos pareça impossível a sua conversão, mesmo assim, a graça de Deus é poderosa para alcançá-la e transformá-la.
Na história desta lição, Paulo, quando ainda era chamado de Saulo, recebeu cartas dos sacerdotes com autorização para prender e levar à Jerusalém os cristãos que anunciavam o Evangelho (At 9.1,2). Após seguir viagem, Saulo foi surpreendido por uma manifestação sobrenatural que mudou completamente a sua vida. Ele avistou uma forte luz que o levou a cair ao chão e ouviu uma voz que chamava o seu nome. Ao responder assustado, ouviu novamente a voz dizer: “Eu sou Jesus, a quem você tanto persegue”. Prontamente, Saulo entendeu que era o Senhor Jesus quem os estava convencendo de que deveria crer e aceitar ao chamado divino para ser um pregador do Evangelho (vv. 4-6). Sem poder enxergar em razão da visão, os seus companheiros de viagem o levaram pela mão até Damasco. Ali, Saulo ouviu a orientação de Ananias, servo do Senhor, que foi enviado para orar por ele (vv. 15-17).
Ensinamentos extraídos da Lição:
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. A primeira lição diz respeito ao chamado de Deus. Paulo, ainda chamado de Saulo, foi confrontado pelo Senhor e reconheceu que estava entendendo errado a vontade de Deus. Por ser uma pessoa zelosa para com o judaísmo, Paulo pensava que perseguir e prender os cristãos era o correto a fazer. Muitas vezes, pensamos que estamos fazendo a coisa certa, porém, estamos prejudicando aqueles que querem fazer a vontade de Deus. Por fim, o perseguidor tornou-se perseguido e veio a sentir na própria pele os males que ele mesmo causava (At 9.15,16). Precisamos entender que a vontade do Senhor é boa, agradável e perfeita (Rm 12.1, 2). De maneira alguma o Senhor nos pedirá para fazer algo que faça mal ou prejudique ao próximo. Afinal de contas, o amor não faz mal ao próximo, pois o cumprimento da lei é o amor (Rm 13.10).
Outra lição importante e que deve ser compartilhada com os seus alunos diz respeito à conversão de pessoas que são resistentes à fé. Mas o exemplo de Paulo nos mostra que até mesmo as pessoas mais difíceis de lidar e que cometem os piores pecados, também podem ser alvos da graça divina (1 Tm 2.4). O Senhor tem o poder de salvar o mais vil pecador e transformá-lo em um instrumento usado em sua presença para salvar muitas pessoas. Paulo é um exemplo claro de que devemos acreditar que a conversão de pessoas difíceis é possível, desde que reconheçam os seus pecados e busquem o arrependimento com o coração sincero (Pv 28.13).
Método sugerido:
Professor(a), para fixar os ensinamentos abordados nesta lição, encene o episódio com os alunos para apresentar aos adultos assim que a aula terminar. Você pode escolher os alunos que cumprirão os papéis de cada personagem. Escolha um aluno para representar Paulo (utilize um pano para vendar este aluno) e organize a fala de cada personagem da história. Ao final, reforce que para Deus nada é impossível. Ele salva os mais difíceis dos homens!
Tenha uma ótima aula!