Lição 9 – O Amor Não se Ensoberbece
ESBOÇO DA LIÇÃO:
1. SOBRE A SOBERBA
2. A SOBERBA PRECEDE A QUEDA
3. ORGULHO x HUMILDADE
4. O ORGULHO É INIMIGO DE DEUS
OBJETIVOS:
EXPOR a definição de “soberba” e suas consequências;
APRESENTAR contrapontos entre orgulho e humildade;
EVIDENCIAR a pior consequência do orgulho.
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como tem passado? Esperamos que, a despeito das circunstâncias, você se sinta sempre acolhido(a) ao ler essas linhas, tão carinhosamente escritas, a fim de abençoar sua vida e ministério. Você não está sozinho(a)! O Espírito Santo te capacita e sempre provê tudo o que realmente necessita para seguir a sua jornada, como bom soldado de Cristo, servindo ao Senhor e aos santos com caráter, zelo e afinco, até a sua volta.
O pecado do orgulho sempre esteve entranhado nos bastidores eclesiásticos. Satanás tenta a humanidade naquilo que foi a sua queda. Especialmente, hoje, em meio ao bombardeio contante nas redes sociais de mensagens “coachs” que inflam o ego, promovendo uma autoestima distorcida, falta de autocrítica, busca por superioridade, dificuldade em lidar com frustrações, comportamentos arrogantes e por consequência, isolamento social. Por isso, empenhe-se na oração e no estudo de sua revista, pois cada subsídio teológico e dinâmica sugerida visam cooperar para atingir os importantes objetivos propostos nessa lição.
Estejamos todos vigiando e orando, com muita humildade e dependência do Espírito Santo a fim de não cairmos no pecado da soberba. Além dos subsídios em sua revista deixamos aqui também um texto para ampliar sua reflexão acerca do assunto.
“A sabedoria é o antídoto contra o orgulho (Pv 16.16,17). O ser humano, por natureza, é um ser inteligente, mas nem todos aplicam com eficácia a sua inteligência que, geralmente pode ser confundida com sabedoria. No livro de Provérbios, a sabedoria é vista como um antídoto contra o orgulho. Por isso, é algo que deve ser buscado com todo o ânimo (v.16). Quem a encontra, sempre agirá com humildade (Pv 11.2). Assim, ser sábio é aplicar o conhecimento de forma humilde e adequada. O orgulhoso é desprovido de lucidez e bom senso, pois está pronto a fazer o mal se os seus interesses forem colocados em risco (Pv 6.17,18). Ele não consegue se controlar quando é confrontado, pois é inseguro, inflexível e até mesmo ingênuo. Dessa forma, torna-se uma pessoa não confiável, podendo colocar todo um projeto em risco. A pessoa orgulhosa busca o poder para se proteger de sua insegurança, logo não é a pessoa certa para um serviço de responsabilidade. No livro de Provérbios, o temor do Senhor é apontado como o princípio da sabedoria (Pv 1.7). Quem teme ao Senhor é humilde e o seu trabalho é realizado para a glória de Deus e para o bem do próximo
O orgulho precede a ruína (Pv 16.18,19). A pessoa orgulhosa é desprovida de sabedoria, por isso leva uma vida de prepotência e arrogância. Em geral, o altivo usa as pessoas como se fossem objetos em seu benefício e para a manutenção do poder (Pv 16.19). Muitas vezes o orgulho pode estar disfarçado de boas intenções, pois muitos ajudam o outro de forma condicional, com a intenção de receber algo em troca e ser aprovado. Os orgulhosos vivem uma vida de insegurança constante, sempre com medo de perder o poder. Por isso não dormem enquanto não maquinarem o que fazer para se manter no controle (Pv 4.16). O livro de Provérbios recomenda uma vida simples e humilde, construída por meio da integridade e da justiça (Pv 28.11). As pessoas que alcançam a excelência na vida são aquelas que conseguem extrair o melhor das coisas simples. Já os soberbos, que pensam desfrutar o melhor da vida, terminam em uma existência sem paz” (Trecho extraído da Revista Lições Bíblicas Jovens, CPAD, 2º Trimestre 2019, Lição 11).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe! Ótima aula!
