Lição 3 – Os Símbolos do Espírito Santo
“E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.” (Atos 2.3)
OBJETIVOS
DESTACAR a importância dos símbolos para a cultura bíblica;
APRESENTAR os símbolos bíblicos do Espírito Santo;
EXPLICAR o significado de alguns símbolos do Espírito Santo.
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. POR QUE USAR SÍMBOLOS
2. OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
3. MUITO MAIS QUE SÍMBOLOS
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)!
Não percamos o foco de que, embora o conhecimento teológico seja muito importante, inclusive para o fortalecimento espiritual, a nossa oração e objetivo vai muito além do mero saber. O alvo maior é que nossos alunos experimentem e sejam cheios do Espírito Santo! Por isso, estude sim muito bem o conteúdo em sua revista, os subsídios e livros indicados, as passagens bíblicas destacadas, mas também ore com fervor, clamando para que o Espírito Santo desça e opere através das nossas aulas, batizando os que ainda não são batizados, revestindo e avivando a todos, inclusive a nós mesmos que ministramos.
Não importa quanto tempo tenhamos de convertidos, de batismo, dons ou ministério, precisamos sempre nos voltar à total dependência do nosso Ajudador, Consolador, Intercessor, o Espírito Santo – não só para ensinar a sua Palavra, como também para vive-la em todo tempo.
Visando a edificação mútua da classe e já preparando os corações para o momento final da aula, após explanar o último tópico, dedique um momento para que voluntários compartilhem as experiências mais marcantes que já viveram com
o Espírito Santo; pode ser no seu batismo, no falar em línguas pela primeira vez, num sonho, visão, revelação, ao receber uma profecia, cura etc. Você mesmo pode escolher previamente e relatar alguma sua, de forma breve, a fim de incentivar e dar mais tempo para que o máximo de alunos também possam compartilhar. Essa atividade não só edifica e une seus juvenis, como também motiva a sede em seus corações por mais do Senhor.
Você conhece a sua classe melhor do que qualquer um. Por isso, organize bem o tempo de aula para este momento. Se seus alunos são mais introspectivos, calados, ou sente que não terão muito o que relatar, você pode levar algum convidado(a) cujo testemunho seja especialmente impactante para este momento. Permitindo até mesmo que interajam com ela(a) ao final de seu relato, perguntando mais sobre a sua experiência. Durante o preparo da aula, ore a respeito dessa ideia e siga o que o Espírito Santo direcionar.
Ao final, convide-os a orarem juntos, ergam um clamor pedindo ao Senhor que cada conhecimento adquirido, cada aula e lição estudada ao longo desse trimestre repercuta em mais e mais experiências e intimidade com o Santo e Maravilhoso Espírito de Deus.
Para incentivá-los a prosseguirem nessa busca, encerre lendo a passagem bíblica: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 1Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor…” (Jr 29.11-14a).
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótimo Trimestre!
