Lição 11 – O jovem rico: a proposta do reino de Deus
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. QUEM É O JOVEM RICO?
2. UM ENCONTRO AGUARDADO
3. QUASE TUDO!
4. O QUE FALTA?
OBJETIVOS
DESCREVER o encontro de Jesus com o jovem rico;
EVIDENCIAR as virtudes do jovem rico;
DESTACAR a importância de uma entrega total ao Senhor Jesus.
Querido(a) professor(a)!
Para esta lição, oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas dos personagens bíblicos. Nesta lição, a preocupação do nosso jovem é em relação à salvação. Certamente essa deve ser a dúvida de muitos de seus alunos.
“A esse homem que procurava a garantia de uma vida eterna, Jesus mostrou que a salvação não vem por meio de boas obras, se estas não forem acompanhadas pela fé e pelo amor a Deus. O homem precisava de um novo ponto de partida. O jovem precisava submeter-se humildemente à soberania de Cristo, em vez de receber um outro mandamento a ser obedecido ou outra boa obra a ser praticada.
Ao responder à pergunta do jovem sobre como alcançar a vida eterna, Jesus lhe disse que devia obedecer aos Dez Mandamentos de Deus. Em seguida, Jesus relacionou seis deles, todos referentes ao relacionamento com os semelhantes. Quando o jovem respondeu que havia obedecido a todos os mandamentos, Jesus observou que ainda restava algo a fazer: vender tudo o que tinha e distribuir o dinheiro aos pobres. Essa afirmação de Jesus foi suficiente para expor a fraqueza desse homem. Na verdade, a riqueza era seu deus, seu ídolo, ele não desistiria dela. Dessa forma, o homem transgrediu o primeiro e maior dos mandamentos (Êx 20.3; Mt 22.36-40).
(Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD, p. 1258)
Você já assistiu à apresentação deste trimestre em nosso canal no Youtube? Ainda dá tempo de ficar informado de tudo que será estudado neste trimestre. Acesse o link (https://youtu.be/CpHSJZxhft4) e veja o que preparamos.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.