Lição 7 – Noé e o recomeço da vida
Leitura Bíblica: Gênesis 6.13-22; 8.15-22
A mensagem: “Mas o Senhor Deus aprovava o que Noé fazia.” Gênesis 6.8
Objetivos:
• APRESENTAR a narrativa da vida de Noé, sua família e missão;
• EXPLICAR o dilúvio;
• DESTACAR a aliança de Deus com toda a humanidade.
Noé e o seu chamado
“Em meio à iniquidade e maldade generalizada daqueles dias, Deus chamou Noé um homem que ainda buscava comunhão com Ele e que era ‘varão justo’.
(1) ‘Reto em suas gerações’, equivale dizer que ele se mantinha distanciado da iniquidade moral da sociedade ao seu redor. Por ser justo e temer a Deus e resistir à opinião e conduta condenáveis do público, Noé achou favor aos olhos de Deus.
(2) Essa retidão de Noé era fruto da graça de Deus nele, por meio da sua fé e do seu andar com Deus. A salvação no Novo Testamento é obtida exatamente da mesma maneira, mediante a graça e a misericórdia de Deus, recebidas pela fé, cuja eficácia conduz o crente a um esforço para andar com Deus e permanecer separado da geração ímpia ao seu redor. Hebreus 11.7 declara que Noé ‘foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé’.
(3) O Novo Testamento também declara que Noé não somente era justo, como também pregador da justiça (2Pe 2.5). Nisso, ele é exemplo do que os pregadores devem ser” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2005, p.42).
Boa Aula!
A missão não pode parar!