Lição 11 – O nascimento e vida de Sansão
TEXTO BÍBLICO
Juízes 13–14.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Relatar a história da vida de Sansão e o seu chamado para livrar Israel.
Caro(a) professor(a) da classe dos juniores, a paz do Senhor.
A lição desta semana tem como título “O Nascimento e Vida de Sansão”. Nesta lição, seus alunos conhecerão a história de um dos grandes juízes que lideraram Israel em tempos difíceis. A história de Sansão começa com a orientação do Anjo à sua mãe quando esta ainda era estéril. Deus a concederia a graça de gerar um filho que seria o libertador de Israel. Contudo, o menino deveria ser separado ao Senhor para cumprir o voto de nazireado (cf. Jz 13.3-5).
O voto de nazireu tratava-se de uma consagração exclusiva a Deus. A finalidade desse voto era mostrar o alto padrão de separação e dedicação a Deus. A pessoa que cumpria esse voto, vivia de forma abnegada: não bebia vinho, não comia nada que fosse considerado imundo, não poderá cortar nem rapar a cabeça com navalha e, por fim, não se aproximará de nenhum corpo morto, nem mesmo de seus familiares. Se, porventura, acidentalmente se aproximar de algum morto ou mesmo alguém morrer ao seu lado, terá de cumprir os sacrifícios instruídos na lei de Moisés para remoção da culpa (Nm 6). Essas orientações rígidas confirmam a importância do voto de nazireado.
Após crescer e se tornar um adulto, Sansão não permaneceu obediente ao Senhor. A Bíblia relata que ele decidiu casar-se com uma mulher de Timna, a cidade dos filisteus (Jz 14.1-3). Esse foi o primeiro ato errado de Sansão. Dias depois, quando seus pais desceram à cidade para tratar a respeito do casamento, Sansão avistou no caminho um leão que veio ao seu encontro. As Escrituras revelam que Sansão tinha uma força sobrenatural que vinha do Senhor e, quando foi atacado, rasgou o leão ao meio como se rasga uma folha (Jz 14.5,6). Ali, Sansão quebrou o seu voto de nazireado, pois não poderia se aproximar de qualquer morto. Os erros de Sansão trouxeram muitos males para ele, sua família e, consequentemente, para o povo de Deus.
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar, o voto de nazireado que Sansão cumpria desde o seu nascimento jamais deveria ser quebrado. Esse voto, além de ser uma consagração a Deus, era o meio pelo qual Deus o capacitou com uma força sobrenatural. A história de Sansão mostra que ele não foi fiel ao voto e isso resultou em males para sua vida. Esse fato ensina o povo de Deus a entender que somos separados por Deus para cumprir os seus desígnios e, por esse motivo, devemos manter uma vida de consagração e longe do pecado (1 Co 7.35; 1 Pe 2.9).
O segundo aspecto observado na história de Sansão é o fato de que ele buscou uma esposa entre os filhos dos filisteus. Embora as Escrituras mostrem que Deus permitiu que isso acontecesse para que os filisteus fossem vencidos, Sansão jamais poderia brincar com o seu voto de nazireado, contando um enigma para os seus inimigos. Ele não levou a sério a sua consagração e o final foi trágico, tanto para ele quanto para a família da sua esposa. Esse fato nos ensina que a nossa comunhão com Deus não pode ser tratada de qualquer maneira (Dt 10.12,13; Tg 4.7,8). Ensine aos juniores que a vida espiritual em Cristo deve ser conduzida com seriedade. É necessário haver um compromisso com Deus desde a mais tenra idade.
Método sugerido
Caro(a) professora(a), para fixar os ensinamentos aplicados nesta lição, realize a seguinte atividade: leve para a sala de aula alguns cartões que descrevam ações que identificam a falta de compromisso do crente com Deus. Cole fita adesiva no verso dos cartões para fixá-los no quadro. À medida que você expor essas ações no quadro ou mural, pergunte aos alunos qual deve ser a atitude correta. Ouça os alunos e faça os apontamentos, ensinando verdades que eles precisam aprender.
Tenha uma excelente aula!