Como construir uma cultura organizacional de gestão na escola dominical
- Categorias Gestão ED
- Data 15/10/2024
Um dos maiores desafios enfrentados pela superintendência da Escola Dominical é tornar o departamento de ensino da Igreja um espaço de aprendizado bíblico eficiente. Para tanto, alguns aspectos precisam ser considerados. Um deles é a organização, pois o processo de ensino-aprendizagem não pode ocorrer em circunstâncias de desordem. Não podemos nos esquecer que uma das finalidades da Escola Dominical é a formação do caráter cristão e, para isso, não podemos queimar etapas. Como o nome já diz, trata-se de um processo de formação e, portanto, o tempo e cumprimento de cada etapa deve ser rigorosamente respeitado.
Como tudo o que se faz para o Reino de Deus o serviço oferecido pelo departamento de Escola Dominical deve ser realizado com excelência. Mas a excelência não se alcança da noite para o dia, é preciso que haja dedicação, organização e planejamento. Construir uma cultura organizacional de gestão na Escola Dominical é considerar os aspectos que são inerentes a qualquer instituição que almeja alcançar a excelência, a saber, o planejamento estratégico, o treinamento e aperfeiçoamento de professores, bem como a liderança e o desenvolvimento ministerial. Portanto, realizar o serviço de ensino em nossas igrejas com ordem e disciplina resultarão em uma igreja fundamentada doutrinariamente e espiritualmente saudável.
1. O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional trata-se do conjunto de valores, normas, crenças e práticas que orientam o comportamento dos colaboradores de uma instituição. Estabelecer uma cultura organizacional na Escola Dominical é fundamental para orientar o tipo de comportamento que se espera dos professores que prestam o serviço e dos alunos que estudam nas classes a cada domingo. Alguns valores são observados na Escola Dominical como, por exemplo, ética cristã, acolhimento, amor ao próximo, disciplina, ensino bíblico, doutrina, espiritualidade e caráter, tradição cristã, avivamento espiritual e outros. Além de passar uma mensagem de organização a cultura organizacional mostra também que a igreja se preocupa com o bem-estar de seus alunos, pais, professores e, principalmente, dos visitantes. Como é bom visitarmos uma igreja que ama e recepciona bem aqueles que a visitam!
Esse conjunto de valores presentes na cultura organizacional da Escola Dominical contribui para que haja satisfação de todos no ambiente de aprendizado da Palavra de Deus. Lembrando que o ambiente da sala de aula deve ser organizado didaticamente para que o processo de ensino-aprendizagem transcorra com naturalidade. Um exemplo disso são as brinquedotecas decoradas e preparadas para receber as crianças. O contato da criança com esse ambiente possibilita novas oportunidades de aprendizado. Portanto, trabalhar valores no ambiente da sala de aula da Escola Dominical é uma excelente contribuição para formação do caráter cristão e crescimento espiritual de toda a igreja.
2. A importância de um Planejamento Estratégico.
A realização de qualquer atividade tem como foco atender determinadas necessidades e alcançar resultados. No contexto da Educação, essa finalidade lhe é própria, haja vista o poder transformador que a escola tem sobre a vida daqueles que se assentam para aprender. Nesse sentido, o planejamento estratégico é indispensável. Entende-se por planejamento estratégico a série de ações que são pensadas e planejadas com vista no funcionamento administrativo, comunicação e gestão de recursos. O termo estratégico que o complementa é uma forma de qualificar o tipo de planejamento que se pretende executar. Lembrando que planejamento é diferente de plano. Enquanto o planejamento é a discussão e organização das ideias, o plano diz respeito à parte física, ao registro do que foi dialogado no momento do planejamento.
Quando se trata da Escola Dominical o planejamento consiste em pensar ações, objetivos, metodologias, recursos, o que se deve fazer e como fazer para que os alunos aprendam a Palavra de Deus. Partindo desse princípio, a Escola Dominical encontra-se organizada em ao menos três áreas, a saber, a administrativa, a pedagógica e a comunicação. É muito comum os professores e superintendentes valorizarem necessidades de ordem administrativas ou pedagógicas e se esquecerem da comunicação que, diga-se de passagem, é tão importante quanto as demais.
A organização administrativa constitui a gestão dos recursos necessários para o funcionamento do departamento, a saber, a verba para compra de materiais da secretaria, o mobiliário, os materiais pedagógicos físicos, o material didático, o registro das informações, inscrições, frequência etc. Em contrapartida, o pedagógico está relacionado à gestão de tudo o que envolve o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, está alocação dos professores, a metodologia de ensino empregada, os projetos pedagógicos para incentivar o estudo dos
conteúdos bíblicos, o estudo dirigido e o compartilhamento de ideias que potencializam o trabalho da Escola Dominical.
E, por fim, não menos importante, a comunicação diz respeito à divulgação do trabalho de ensino na igreja, ao compartilhamento das informações, à propaganda e convite à participação na escola bíblica. Esse processo de conscientização cuida de informar e convencer as famílias da importância de seus integrantes frequentarem a Escola Dominical e quais são os benefícios alcançados para toda a igreja. Portanto, o planejamento no contexto da Escola Dominical é o ato de pensar e planejar ações que visam o funcionamento eficiente deste importante departamento de ensino da igreja.
3. Treinamento e aperfeiçoamento de professores
Para construir uma cultura organizacional de gestão na Escola Dominical, além do planejamento estratégico, pastores e superintendentes precisam se ater ao treinamento e desenvolvimento daqueles que ensinam na igreja. Vale destacar que a maioria de nossos professores, que atuam na Escola Dominical aos domingos em várias regiões de nosso país, não possui formação pedagógica, licenciatura ou teologia. Muitos se dedicam a ensinar por amor à obra de Deus apesar das limitações. Desse modo, capacitar os professores não é apenas uma questão de melhoria do ensino, mas também de crescimento espiritual, ministerial e saúde da igreja.
Para que os professores da Escola Dominical exerçam com excelência o seu trabalho, o treinamento e o desenvolvimento devem considerar ao menos três áreas de conhecimento, a saber: a teológica, a pedagógica e a doutrinária. Entende-se por capacitação teológica o conhecimento básico de teologia bíblica, teologia sistemática e teologia prática. A teologia bíblica diz respeito ao conhecimento do texto bíblico em seu contexto histórico, cultural e literário. Dessa teologia fazem parte os comentários bíblicos, os dicionários e Bíblias de Estudo que aprofundam as explicações sobre as histórias e profecias bíblicas.
No que diz respeito à teologia sistemática, esta se refere ao conjunto de estudos das doutrinas que fundamentam a fé cristã. Dela fazem parte as obras que apresentam estudos sobre a salvação, o pecado, o Espírito Santo, os dons espirituais, a pessoa de Deus, a Trindade, bem como uma série de estudos que cuidam de explicar o que nós, cristãos pentecostais, cremos. E, por fim, temos a teologia prática, que explica o exercício ministerial, o funcionamento da igreja,
a administração dos dons espirituais, a missiologia e a administração eclesiástica em favor do crescimento do Reino.
Isto posto, é importante considerar que quando se fala de educação o treinamento e aperfeiçoamento devem ser contínuos. Há sempre novas perspectivas pedagógicas surgindo no campo educacional, pesquisas mais recentes que mostram como a mente do aluno aprende e metodologias que consideram os estilos de aprendizagem dos alunos. Essa gama de conhecimentos são ferramentas indispensáveis para o aperfeiçoamento e bom desenvolvimento do professor da Escola Dominical.
4. Liderança e desenvolvimento ministerial
Por último, estabelecer a cultura organizacional no departamento de Escola Dominical requer o investimento na formação de novos líderes. John Maxwell, em sua obra “Os 5 Níveis de Liderança”, editada pela CPAD, compartilha que o exercício de liderar consiste em desenvolver a capacidade de gerar novas lideranças. Ele discorre: “‘Quando você se tona líder você desiste do direito de pensar em si mesmo’. Tornar-se líder de nível 4 requer que reconheçamos que agora temos autoridade para servir as pessoas de maneira especial e que precisamos exercer essa capacidade. Você não pode fazer isso se você tiver uma atitude egoísta” (2012, p. 206).
Diferentemente do que muitos pensam o exercício de liderar não se limita ao trabalho de planejar e treinar pessoas. É necessário também ter uma perspectiva formativa a respeito dos liderados. Nesse sentido, o superintendente de Escola Dominical deve exercer a mentoria, isto é, investir tempo com seus liderados que são menos experientes, visando orientar, apoiar e ajudá-los a desenvolverem novas habilidades e competências de liderança. Assim procedendo, toda a igreja ganha, pois novos líderes surgem com novas capacidade, ocupando assim setores diferentes da igreja que carecem de atenção.
Considerações finais
Finalmente, podemos afirmar que alcançar um ensino de alto nível, treinar, aperfeiçoar e capacitar professores deve ser um compromisso ininterrupto da superintendência da Escola Dominical. O superintendente que não se limita ao trabalho burocrático, mas dedica tempo e atenção a desenvolver pessoas, não apenas alcançara a excelência em seu trabalho. Deixará também um legado para a igreja; construirá uma cultura de capacitação, liderança e
desenvolvimento ministerial de novas lideranças. Que alegria sentimos ao ver nossos liderados crescendo espiritualmente e tornando-se novos líderes e professores de escola Dominical da congregação!
Portanto, construir uma nova cultura organizacional requer dedicação e dedicar-se é dar atenção maior àquilo que priorizamos porque entendemos o seu inestimável valor. Requer também organização, é saber por e ordem as finalidades, transmitir a mensagem de que pensamos nos detalhes de cada ação e projeto que pretendemos executar. E, por fim, requer planejamento porque entendemos onde estamos, os esforços necessários que nos trouxeram até aqui, sabemos onde queremos chegar e definimos uma estratégia para alcançar os objetivos.
Tag:ED, Ensino, gestão de ED
Pedagogo, especialista em Gestão Escolar, especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Editor responsável das revistas Juniores e Pré-adolescentes da CPAD