O uso de novas tecnologias nos espaços da Escola Dominical – Parte 1
O uso de novas tecnologias na educação tem sido debatido por vários educadores em diversas universidades dentro e fora do país. Há aqueles que argumentam ser importante fazer uso da tecnologia haja vista que estamos vivendo novos tempos. Ignorá-las significa renunciar a avanços significativos vistos em países onde o nível de desenvolvimento educacional é muito maior que o nosso. Em contrapartida, para os mais conservadores o uso de tecnologias em sala de aula pode ser prejudicial por conta da falta de disciplina quanto ao uso por boa parte dos alunos. Em razão disso, temos um dilema a ser resolvido e barreiras a serem superadas por pais, professores e educadores que desejam o mesmo objetivo: que crianças, jovens e adultos alcancem o aprendizado de qualidade.
No contexto da Escola Dominical não é diferente. Educadores cristãos também têm sido questionados quanto ao uso de novas tecnologias que facilitem a explanação dos conteúdos bíblicos curriculares. A grande preocupação quanto às novas tecnologias tem sido até que ponto nossos alunos terão a maturidade de usá-las sem abandonar a relação direta já estabelecida com os conteúdos bíblicos. Outra preocupação consiste na qualidade do ensino e se os professores conseguirão fazer o uso adequado de novos recursos tecnológicos. Nesse caso, há alguns aspectos que precisam ser considerados antes de encerrarmos a questão, seja aprovando ou rejeitando as novas tecnologias nos espaços da Educação Cristã.
1. O que são as novas tecnologias da Informação e Comunicação?
A TICS, sigla usada para Tecnologias da Informação e Comunicação, já é bem conhecida dos universitários, bem como da maior parte dos educadores. O uso da tecnologia já está inserido na sociedade em vários setores. Hoje já se fala de relações mais avançadas no tocante ao uso das tecnologias como, por exemplo, a relação com as AIs – inteligências artificiais. Nesse sentido, a educação é um setor da sociedade que está intrinsecamente ligado ao uso da tecnologia com o foco em resolver as dificuldades de aprendizagem e otimizar o tempo do processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, as TICS vieram para ficar e vencer os desafios de tempo e espaço, promovendo melhorias no ensino e uma participação mais reflexiva e construtiva por parte do aluno.
Além de modernizar o ensino, a intenção das TICs é promover meios de aprendizagem mais dinâmicos e despertar no aluno a aprendizagem ativa, isto é, torná-lo protagonista do processo de ensino-aprendizagem de modo que ele se sinta motivado e engajado a aprender mais. No mesmo sentido, as TICs forneceram ao trabalho do professor novas ferramentas de ensino interativas com uso de recursos físicos e virtuais compatíveis com as necessidades de aprendizagem dos alunos.
2. O que são as mídias?
A mídia define-se como um conjunto de diversos meios de comunicação que tem a finalidade de transmitir informações e conteúdos variados. Na língua portuguesa, o termo “mídia” se originou a partir do inglês media, a versão simplificada de mass media, que consiste justamente na expressão utilizada para se referir aos meios de comunicação em massa. Com o advento da internet, a mídia assumiu um caráter mais diversificado, pautando assuntos que ultrapassam os espaços jornalísticos. Surge, então, a “mídia alternativa”, como um novo formato de divulgação de informações, bem como meio de interação entre as pessoas.
Desse novo formato fazem parte as plataformas online conhecidas como “redes sociais”.
A mídia exerce influência significativa sobre as pessoas na sociedade. Não somente o jornalismo como também a publicidade utiliza-se dos meios midiáticos para atingir seus objetivos. Dessa forma, a mídia atinge e exerce enorme influência na vida das pessoas. Seja para estimular o consumismo, para moldar o estilo de vida ou para ditar a forma de pensar, a mídia é o principal instrumento de propagação de ideias na sociedade.
Na contemporaneidade é quase impossível viver neste mundo sem a influência da mídia. É por meio dela que nos informamos do que acontece na sociedade onde vivemos. Cotidianamente, fazemos uso da mídia, seja para saber o preço de um produto que está em promoção no mercado ou mesmo para se informar do trânsito no caminho para o trabalho. Acontece que a mídia não traz apenas benefícios como estes citados acima. Há um grande volume de informações mundanas e diabólicas que são propagadas por meio da mídia e influenciam a mente humana, inclusive, de nossas crianças. Por essa razão, como cristãos que seguem os princípios da Palavra de Deus, precisamos estar atentos às informações que consumimos.
3. Recordando a importância dos recursos pedagógicos.
Quando se trata do processo de ensino-aprendizagem já mencionamos em outras oportunidades que há uma relação inerente entre objetivo-conteúdo-método. Outrossim, a depender desta relação o professor precisa utilizar-se de recursos pedagógicos, isto é, dos materiais físicos ou humanos empregados na aplicação dos métodos para que os nossos alunos aprendam os conteúdos bíblicos que pretendemos ensinar. No caso do uso das novas tecnologias, estas dispõem de recursos mais interativos que tornam o processo de ensino-aprendizado muito mais dinâmico e interessante. Sendo assim, rejeitar o uso das tecnologias é estar despreparado para lidar com alunos que frequentam as classes de ensino de nossas igrejas já ambientados com esse perfil de ensino muito presente na sociedade.
Diante desse fato, torna-se indispensável que o professor da Escola Dominical adquira os conhecimentos necessários sobre as tecnologias educacionais, bem como desenvolva as habilidades para manuseá-las. Infelizmente, muitos professores demonstram certa resistência para o uso das tecnologias em razão de ser necessário voltar até mesmo à sala de aula ou buscar cursos de capacitação para aprender a usá-las. Dentre os conhecimentos que precisam ser adquiridos estão: compreender como funcionam os ambientes virtuais de aprendizagem; conhecer as ferramentas de comunicação como aplicativos e plataformas audiovisuais como Meet e GoogloClass; manejo do notebook e aplicativos de conversação; ferramentas de edição de texto; conteúdos multimídia; redes sociais e e-mail; e outras tecnologias. A falta desses conhecimentos gera insegurança em muitos professores porque não estão habituados a manuseá-las. Contudo, nunca é tarde para aprender, pois, certamente, é um processo de inovação da educação e um momento de grandes descobertas não apenas para os alunos, mas, também para o professor.
Na segunda parte deste artigo, veremos os impactos positivos e negativos do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nos ambientes da Escola Dominical. Veremos também algumas dicas sobre o uso adequado das tecnologias aplicadas no contexto das classes de adolescentes, jovens e adultos. Até a próxima!