Lição 04 – Aprendendo a fazer boas escolhas
LEITURA BÍBLICA: Romanos 2.6-8; Gálatas 6.7.
A MENSAGEM: “[…] Decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia […]. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor” (Josué 24.15).
OBJETIVOS:
DEFINIR o que é o livre-arbítrio;
CONSCIENTIZAR os adolescentes sobre a autorresponsabilidade de cada um;
CONDUZIR os alunos à maturidade cristã.
Prezado(a) professor(a), a paz do Senhor.
Nesta aula, veremos que fazer escolha é uma circunstância que faz parte da rotina de vida dos adultos. Os adolescentes estão em um processo de transição para a fase adulta e devem se acostumar a tomar decisões com muita serenidade e responsabilidade. Um dos aspectos mais discutidos sobre a vida cristã é o livre-arbítrio. Já conhecemos a história de Adão e Eva, a forma como Deus os colocou no jardim do Éden para cultivá-lo. Ali, naquele lugar, o primeiro casal da história desfrutou de bênçãos sem medida. Entretanto, o Criador não restringiu Adão e Eva do livre-arbítrio. Entende-se por livre-arbítrio a possibilidade de decidir, escolher em função da própria verdade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante (HOUAISS). Assim, o primeiro casal criado por Deus tinha o direito de escolher obedecer a Deus ou não. Porém, permanecer no Éden exigia cumprir muitas responsabilidades.
A Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global (CPAD), “desde o princípio da história da raça humana, Deus esperava que as pessoas lhe obedecessem e aceitassem a sua palavra como verdade absoluta. (1) A fé e a obediência eram os princípios que regiam ou norteavam o relacionamento de Adão com Deus no Éden. Deus advertiu Adão de que ele morreria se desafiasse a vontade divina e comesse da árvore da ciência do bem e do mal (v. 17). Adão tinha de confiar nos mandamentos e nas instruções de Deus, uma vez que ainda não vira a morte humana. (2) Deus deu ordem (vv. 16-17) como uma prova moral, o que proporcionou a Adão a escolha consciente e deliberada de crer e obedecer ou duvidar e desafiar a vontade do Criador. (3) Enquanto Adão cresse em Deus e lhe obedecesse, desfrutaria da vida eterna e da comunhão com Ele. No entanto, se pecasse por desobediência, Adão vivenciaria o desastre moral e sofreria as tragédias consequências da morte (v. 17)” (2022, pp. 11, 12).
Aprender a tomar decisões e entender as consequências de cada uma delas é um passo importante na vida do adolescente. Isto posto, o seu papel, professor(a), é conscientizar seus alunos de que há escolhas que impactam o relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo. O relacionamento com Deus é impactado à medida que o crente não obedece aos mandamentos de Deus, elencados em sua santa Palavra. Logo, obedecer a Deus é sujeitar-se a seguir e cumprir os valores e princípios ponderados nas Sagradas Escrituras, mais especificamente, nos Evangelhos e nas Cartas Apostólicas.
As decisões impactam também a relação com o próximo. À medida que seguimos a Palavra de Deus e nos relacionamos bem com Ele é natural que tenhamos um bom relacionamento com o próximo. O contrário também é verdade, pois a não observância dos ensinamentos bíblicos resulta em quebra de confiança, rivalidades e animosidades. O autor de hebreus nos ensina a seguir “a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Isso significa que, quando estiver em nosso controle, devemos zelar pela paz para com todas as pessoas. E, por fim, não menos importante, precisamos ter em mente que a obediência a Deus resulta em um bom relacionamento consigo mesmo. Infelizmente, há pessoas que não se amam, mais do que isso, se odeiam. Esse tipo de autossabotagem ocorre muito na adolescência em decorrência da baixa autoestima. Vale ressaltar que muitos desses problemas que envolvem a autoestima é resultado de escolhas malfeitas. Portanto, tomar decisões sábias, bem pensadas e com responsabilidade é um exercício que deve ser encorajado continuamente aos nossos adolescentes.
Professor(a), aproveite a ocasião e organize uma roda de conversa sobre o tema “tomar decisões”. Inicie a conversa trazendo uma explicação sobre a responsabilidade com as decisões da vida. Compartilhe as experiências e situações em que foi desafiado a tomar decisões difíceis. Permita que participem contanto também suas experiências e mostre, à luz da Palavra de Deus, o que significa tomar decisões na direção do Espírito Santo.
Tenha uma ótima aula!