Lição 09 – O Livro de Deus nos Ensina a Orar
Assunto da Lição: Oração
Para memorizar: “Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei” (Jeremias 29.12)
Orientações Iniciais:
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a aprender a importância da oração; e também a praticar o hábito da oração. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
REFLETINDO:
Professor(a), “compare o relacionamento com seu melhor amigo, com seu relacionamento com Deus, e reflita por um instante. Você sente prazer quando está em comunhão com seu melhor amigo? Gosta de falar com ele todos os dias? Fica ansioso para lhe contar as novidades? Da mesma forma, Deus que ser para você. Ele quer está ao seu lado todos os dias, frequentar sua casa e seu coração, ouvir não só suas novidades, mas as questões mais simples de seu cotidiano. O interesse de Deus vai além de somente atender suas orações, Ele espera ter momentos a sós ao seu lado.
Para as crianças é mais fácil ver Deus desta forma: Um bom amigo, que as ama, afinal elas não buscam razão na fé, simplismente acreditam da forma mais pura e verdadeira. Preserve nelas a ideia de um relacionamento baseado no amor. Cultive o prazer de estarem na casa do Senhor. Elas precisarão ver em você um relacionemento intimo com o Pai, para que possam ‘Imitá-lo(a)’ (ALMEIDA, Fabiana. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
INICIANDO A AULA:
“Orar pelos seus alunos durante a semana também faz parte da preparação da aula. Interceda por eles para que os contratempos não os impeça de estarem na sala de aula, para que Deus os proteja das influências negativas e que suas famílias mantenham-se firmes na Casa do Senhor.
Prepare a aula com antecedência, isso te dará segurança. É importante chegar antes dos alunos e recebê-los com um belo sorriso. Eles se sentirão queridos e acredite, este ato faz toda a diferença. Escolha um louvor alegre para o momento da oferta. A oferta deve ser movida pelo amor ao Senhor e não como uma obrigação. Ensine seus pequenos a dá com alegria.
Oração:
Neste momento de oração com seus alunos, você deve agradecer por Deus nos ouvir e responder. Peça para que a lição ensinada na aula de hoje coloque os alunos mais próximos de Deus (ALMEIDA, Fabiana. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
FIXAÇÃO DO ENSINO:
“Com o papel cartão, confeccione cornetas em forma de cone para as crianças, como na imagem a seguir. Leve-as aberta para que as crianças possam decorar o lado de fora com a tinta; oriente-as a deixarem a corneta bem bonita. Ao terminarem, coloque seus nomes de forma que possa devolver ao final da aula e cole as extremidades, finalizando a corneta. Deixe as crianças brincarem por um tempo e depois recolha para dar prosseguimento ao plano de aula. Oriente-os a usarem a corneta para falar baixinho no ouvido do amigo, aumentar o tom da voz fora do ouvido. Explique que o Papai do Céu nos ouve de todas as formas, não importa se falamos baixo, alto ou, até mesmo, se apenas pensarmos. O Papai do Céu sempre ouve tudo o que falamos” (ALMEIDA, Fabiana. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
Não deixe de repetir o versículo e o cântico, o que sempre ajudará a fixar o ensino. Ore para encerrar: “Querido Deus, obrigado por ouvir e responder as minhas orações.” Em nome de Jesus, Amém.”
Plano de aula:
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
|
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
|
Iniciando a aula
|
10 minutos |
|
Assunto da lição |
5 minutos |
|
Para memorizar |
10 minutos |
|
História bíblica |
15 minutos |
|
Fixação do ensino |
15 minutos |
|
Atividades do aluno |
15 minutos |
|
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o PLANO DE AULA (4) sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.
