Lição 11 – Ezequias, um rei de oração
TEXTO BÍBLICO
2 Crônicas 32.1-33; 2 Reis 19; 20.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Observar que a oração pode mudar circunstâncias difíceis.
Amigo(a) professor(a), a paz do Senhor Jesus.
A lição desta semana contará a história de um rei que tinha o compromisso com a oração. Ezequias foi um rei fiel e temente a Deus que, nos momentos mais difíceis da sua vida ou mesmo da história de seu reinado, demonstrou ter o compromisso com a oração. Uma das medidas tomadas por Ezequias como rei foi o restabelecimento da adoração a Deus no Templo. Isso agradou muito ao coração de Deus e, por isso, o rei foi abençoado. O rei Ezequias também reorganizou uma importante comemoração, a Páscoa, que trazia à memória a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito (2 Cr 30.1,2).
Aconteceu que Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra as cidades de Judá e as tomou. O rei Ezequias decidiu mostrar submissão e enviou a prata que havia na Casa de Deus e os tesouros da casa do rei como tributo. Entretanto, mesmo assim, Senaqueribe subiu contra Jerusalém. Então, o rei Ezequias rasgou as suas vestes e entrou na Casa do Senhor para clamar por seu socorro. O restante da história vai mostrar que Deus ouviu a oração de Ezequias e enviou um anjo que feriu o exército assírio. Envergonhado, o rei da Assíria retornou para sua terra (1 Cr 32.1-23).
Ensinamentos extraídos da Lição
Algumas lições podem ser extraídas dessa história e ensinadas aos Juniores. Em primeiro lugar é importante destacar que o fato de servirmos ao Senhor não significa que estejamos livres de enfrentar oposições, perseguições e lutas. Mesmo após restabelecer a adoração no Templo, o rei enfrentou a afronta do rei da Assíria. Da mesma forma, quando decidimos fazer a vontade de Deus, enfrentamos oposições, afrontas e perseguições. Contudo, não podemos deixar de servir e adorar a Deus em razão das lutas (Jo 16.33). Reforce aos seus alunos que a fidelidade a Deus deve ser prioridade na vida cristã. Quando confiamos e fazemos a vontade do Senhor, podemos confiar em seu livramento.
Outra lição que deve ser ensinada aos juniores diz respeito à oração. Além da adoração a Deus, Ezequias reconheceu que somente o Senhor poderia livrá-los do mal que estava a caminho de Jerusalém. Da mesma forma, devemos confiar no Senhor e apresentar a Ele a nossa oração. Ensine aos seus alunos a importância de orar, falar com Deus pela manhã, à tarde e à noite. Reforce que Deus é poderoso para livrar os seus servos, seja qual for a adversidade. O Senhor ouviu a oração e enviou o seu anjo para ferir os inimigos e dar um grande livramento ao seu povo. O Senhor também ordena os anjos a nosso respeito para nos livrar de todo mal (Sl 91.11).
Método sugerido
Professor(a), para fixar os ensinamentos da lição desta semana, utilize uma caixa de sapato com papel presente e confeccione a caixa de oração. Utilize também uma cartolina para fazer o mural de oração. Pergunte aos alunos o que causa medo, ansiedade ou aflição neles e escreva na cartolina. Ao final, reúna a classe em forma de círculo com as mãos dadas e orem pelos motivos de oração.
Tenha uma ótima aula!