Lição 3 – O Profeta que viu o Trono de Deus
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Que a criança entenda o quão maravilhoso é o nosso Deus.
PREZADA PROFESSORA
“Ezequiel foi um homem que escolheu obedecer a Deus. Embora fosse um sacerdote (Ez 1.3), serviu como pastor, pregando nas ruas da Babilônia por 22 anos, falando a todos sobre o julgamento e a salvação de Deus, conclamando-os ao arrependimento e à obediência. Ezequiel viveu o que pregou.
Durante seu ministério, Deus lhe pediu que ilustrasse suas mensagens com dramáticas lições; por exemplo, para anunciar o cerco e a destruição de Jerusalém o profeta devia: (1) deitar-se do lado esquerdo por 390 dias e comer alimentos cozidos sobre esterco de animais (Ez 4.15); (2) raspar sua cabeça e barba, e (3) não demonstrar qualquer sofrimento ou tristeza por ocasião da morte de sua esposa. Ezequiel obedeceu e proclamou fielmente a Palavra de Deus. Talvez o Senhor não peça que você faça algo tão dramático ou difícil, mas se pedisse, você faria?
O livro de Ezequiel consiste em uma narrativa profética, em que vemos a vida e o ministério desse homem de Deus. Inicia-se com a chamada de Ezequiel para ser profeta e um atalaia para Israel (Ez 1—3). Ezequiel começou imediatamente a pregar e a demonstrar a verdade de Deus, ao profetizar o cerco e a destruição de Jerusalém (Ez 4—24). Esta devastação seria um castigo divino pela idolatria do povo. Ezequiel desafiou os judeus a afastarem-se de seus hábitos iníquos. Depois, dirigiu-se às nações vizinhas a Israel e a Judá, anunciando que Deus também as julgaria por seus pecados (Ez 25—32). O livro é concluído com uma mensagem de esperança; Ezequiel proclama a fidelidade de Deus e prediz as bênçãos futuras que estão reservadas para o seu povo (Ez 33—48).
Ao ler esse contagiante registro, observe como Ezequiel destemidamente pregou a Palavra de Deus nas ruas da Babilônia aos judeus exilados. Procure ver a verdade sobre o amor e o poder de Deus. Pense na responsabilidade que cada um tem de confiar em Deus e sobre o inevitável juízo contra a idolatria, a rebelião e a indiferença a Deus. Então, comprometa-se a obedecer-lhe em todo o tempo, em todos os lugares e em todos os aspectos de sua vida.” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD).
ESPAÇO DAS ARTES:
“Coroa brilhante do trono de Deus”
Materiais:
- Cartolina dourada (ou amarela)
- Cola com glitter ou lantejoulas
- Tesoura sem ponta (uso do professor)
- Tiras de papel (para montar a coroa)
- Adesivos coloridos (estrelas, corações, etc.)
- Lápis de cor ou giz de cera
- Papel com a frase: “Deus está no trono!”
Explique que Ezequiel viu algo muito bonito! Ele viu o trono de Deus brilhando! Era muito lindo, com luzes e cores! E sabe o que mais? Deus falou com Ezequiel, e Ezequiel escutou! Mostre uma imagem do trono (pode ser ilustrada ou com brilho) e diga que Deus é o Rei de tudo! Em seguida, ajude cada criança a montar uma coroa brilhante, que representa o rei no trono. Enquanto montam, repitam juntos:
“Deus é Rei!”
“E eu quero ouvir a voz de Deus!”
Escreva na coroa de cada um a seguinte frase: “Deus está no trono!” e promova um desfile do Rei. Peça para as crianças repetirem a seguinte frase:
“Estamos felizes porque Deus está no trono e cuida de nós!”
ATÉ LOGO
Peça as crianças para ajudar a guardar os brinquedos. Relembre o versículo do dia. Finalize repetindo: “Mesmo quando somos pequenos, Deus pode nos usar para fazer coisas boas. Jeremias era jovem, mas Deus o ajudou. E Ele também ajuda você!” Ore com as crianças, pedindo a Deus que as ajude a obedecer sempre.