Lição 08 – O Livro de Deus nos Leva para o Céu
Assunto da Lição: Céu
Para memorizar: “Jesus respondeu: — Eu sou o caminha, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (João 14.6)
Orientações Iniciais:
Professor, hoje seus alunos deverão ser estimulados a entender que Jesus é o único caminho para o céu; e confiar nas promessas de Deus. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
REFLETINDO:
“Prezado professor, em sua Segunda Carta a Timóteo, o apóstolo Paulo fala de uma coroa de justiça guardada no céu, para todos os que amam a vinda do Senhor Jesus (4.8). Infelizmente, vemos alguns crentes temerem a volta do Senhor, em vez de a desejar. Penso não ser por amar mais ao mundo que o céu, que tais irmãos estremecem ao ouvir falar do arrebatamento, mas por não se julgarem preparados para ele. No entanto, uma característica peculiar do servo do Senhor é anelar por seu retorno e pelo céu que Ele foi preparar. O fiel não se acomoda a este mundo; ao contrário, aqui, sente-se deslocado e longe do Lar.
Este é o sentimento que o Espírito Santo deseja fazer brotar no coraçãozinho das crianças. Disponha-se a ser usado por Ele nesta lição sobre o céu. Prepare com amor e oração cada passo de sua aula. Leia os capítulos 21 e 22 de Apocalipse, mais comentários e devocionais a respeito do céu. Deixe-se impregnar por este tema tão palpitante, e ele será precioso também aos seus alunos” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Maternal. Rio de Janeiro: CPAD).
INICIANDO A AULA:
“Mostre aos alunos uma nuvem dourada. Depois faça a seguinte pergunta: “A cor dourada faz você se lembrar do que?” A resposta que esperamos é ouro, mas as crianças poderão mencionar objetos de ouro, como alianças e pulseiras. Neste caso, diga que estas joias são feitas de ouro, por isso são douradas e brilhantes. Fizemos esta nuvem dourada para lembrarmos de um lugar onde há muito ouro! Um lugar onde as ruas são de ouro, e os muros e as casas de pedras preciosas. Quem sabe que lugar é este? É o Céu! (Vire a nuvem e mostre a palavra Céu.) O Céu é um lugar especial, onde iremos morar um dia. Hoje vamos aprender sobre esse lindo lugar que Deus fez para nós.
Momento de ofertar:
Escolhas cânticos que falem a respeito do Céu. Diga que Jesus nos dá tantas coisas boas aqui na Terra, e ainda está preparando um lugar tão rico e maravilhoso para nós no Céu. Nem todo o dinheiro do mundo daria para pagar o que Jesus nos dá. Mas devemos ao menos agradecê-lo, entregando-lhe as nossas ofertas” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
FIXAÇÃO DO ENSINO:
“Dê a cada aluno uma folha de papel, lápis e giz de cera. Peça-lhes para desenhar a coisa de que mais gostaram, das que existem no Céu. Conversem sobre o Céu, o lindo lugar que Jesus está preparando para aqueles que creem nele e o recebem como Salvador” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
ATÉ LOGO
“Não deixe de repetir o versículo e o cântico, o que sempre ajudará a fixar o ensino. Ore para encerrar: Querido Jesus, obrigado por estar preparando um lindo lugar para mim no Céu. Obrigado por limpar o pecado do meu coração e escrever o meu nome no Livro da Vida. Por favor, volte logo para nos levar ao céu. Amém” (DORETO, Marta. Lições Bíblicas do Jardim de Infância. Rio de Janeiro: CPAD).
Plano de aula:
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações
|
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
|
Iniciando a aula
|
10 minutos |
|
Assunto da lição |
5 minutos |
|
Para memorizar |
10 minutos |
|
História bíblica |
15 minutos |
|
Fixação do ensino |
15 minutos |
|
Atividades do aluno |
15 minutos |
|
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o PLANO DE AULA (4) aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.
