Lição 3 – Deus me Ensina a Obedecer e a Agradecer
Objetivo: Que o aluno compreenda que a reclamação e a desobediência trazem consequências ruins e a obediência traz resultados bons.
Ponto central: Deus se agrada quando você é obediente e grato.
Memória em ação: “[…] hoje vou deixar que vocês escolham se querem a bênção ou maldição. Vocês receberão a bênção se obedecerem às leis do Senhor […]” (Deuteronômio 11.26,27).
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Atendendo a seus pedidos, estamos disponibilizando também aqui os Selos dos Países destacados nas lições da revista do aluno para o Plano de Frequência. O projeto pedagógico sempre visou que o(a) professor(a) preparasse cada aula, munido também da Revista Aluno em mãos, a fim de melhor explicarem as atividades propostas, inclusive acerca da nação destacada para o “passaporte” missionário, a cada domingo. Esse manuseio ainda é indispensável, mas visando facilitá-los ainda mais, deixaremos disponibilizada essa folha com todos os 13 carimbos do trimestre.
Empenhe-se por ler a respeito da evangelização e desafios de cada um desses países, e a orarem por eles junto aos seus Primários, clamando ao Espírito Santo para que o Evangelho de Salvação chegue até os confins da Terra (cf. At 1.8).
Você já refletiu sobre o caráter de Deus revelado no dom do livre-arbítrio? Desde o Éden, o Senhor nos ensina o correto, mas nos deixa livres para escolher, até mesmo o errado, ainda que fique pesaroso por saber a dor que enfrentaremos diante das consequências.
Como a sessão “Memória em Ação” dessa semana destaca: “[…] hoje vou deixar que vocês escolham se querem a bênção ou maldição. Vocês receberão a bênção se obedecerem às leis do Senhor […]” (Dt 11.26,27). Ore sobre a responsabilidade de transmitir essa mensagem de Deus aos seus alunos, certo(a) de que é o próprio Senhor quem o(a) capacita nessa grande missão!
Explique aos Primários que a escolha entre a bênção e a maldição, entre obedecer ou desobedecer, é diária, nas pequenas e nas grandes decisões. Para exemplificar de maneira lúdica, reforçando o aprendizado, ao final da aula, promova a brincadeira “o mestre mandou”.
Você também utilizá-la como ferramenta de reforço para a memorização do versículo destacado nessa lição. Uma criança voluntária, por vez, ordenará como as demais deverão recitá-lo: pulando num só pé; girando; dançando etc. o longo da atividade, vá reforçando a importância de cumprir a ordenança do “Mestre” de modo correto e imediato.
Ao final, reforce que da mesma forma, precisamos fazer com as ordenanças do nosso Mestre Jesus, pois Deus se agrada quando somos obedientes e gratos. Além disso, todos os seus mandamentos visam o nosso próprio bem.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula!
