Lição 13 – Jesus me ensina a me preparar para a sua volta
Objetivo: Que o aluno saiba que a volta de Jesus está próxima e precisamos que Ele nos encontre praticando os seus ensinamentos.
Ponto Central: Quem ama a Jesus pratica os seus ensinamentos e sabe que em breve Ele voltará.
Memória em Ação: “— Escutem! — diz Jesus. — Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito.” (Apocalipse 22.12)
A Paz do Senhor, querido(a) professor(a)! Como você está? Nunca se esqueça de que o Senhor cuida da sua vida e contempla cada necessidade, preocupação, tribulação, enfim, tudo o que você tem passado. Independentemente de cenários econômicos e circunstâncias desfavoráveis, o Senhor cuida de você!
E, como está escrito em sua santa Palavra: “É melhor o pouco que os bons têm do que as riquezas de muitos maus. Pois o poder dos maus acabará, mas o Senhor protege os bons. Todos os dias o Senhor cuida dos que são corretos; a Terra Prometida será deles para sempre. Quando os tempos forem difíceis, eles não sofrerão e terão o que comer em tempos de fome” (Salmos 37.16-19 – NTLH).
A verdade é que estamos vivendo dias maus, testemunhado o aumento da maldade, e o esfriamento do amor de muitos, como predisse Jesus sobre os últimos dias (cf. Mt 24.12). Este e os demais sinais descritos pelo nosso Salvador sobre o tempo que antecederia a sua volta estão entre nós hoje. Portanto, estejamos vigilantes e esperançosos, a fim de que, como Noé, mesmo vivendo em meio a corrupção moral de toda a sociedade ao seu redor, foi achado fiel por Deus, vivendo de acordo com os seus preceitos eternos.
Para enfatizar essa maravilhosa lição, além de todas as sugestões pedagógicas em sua revista, havendo tempo hábil, promova uma atividade divertida sobre o Fruto do Espírito.
Utilizando o material que você dispuser (cartolina, papel 40kg, flanelógrafo, papel cartão), recrie em tamanho ampliado o desenho da Uva no Visual 13.4. Leve-o recortado, com cada uva separada do cacho.
Antes da aula começar, espalhe as uvas com os nomes de cada gomo do Fruto do Espírito, escondidas pela sala. Cole uma fita dupla face atrás de cada parte da figura. Após a lição, transcreva no quadro (ou lousa) o versículo de Gálatas 5.22: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Lembre-se de explicar todas as palavras, a fim de que seus primários compreendam com exatidão o significado de cada uma.
Após a lição, desafie-os a encontrarem os gomos do Fruto do Espírito escondidos pela sala. Você também pode espalhar alguns gomos do fruto da carne, características ruins, tais como: inveja, desobediência, raiva… Ao encontrar os gomos corretos, as crianças deverão fixá-los no quadro, montando o cacho, conforme a Fig. 13.4. Para realizar a tarefa, eles necessitarão conferir o versículo diversas vezes, ampliando a eficácia da memorização e internalização desta verdade tão especial.
Ao final, ore com os seus pequeninos, pedindo ajuda ao Senhor para que estejamos preparados para a sua volta e para que Ele sempre nutra em nós o completo Fruto do seu Santo Espírito.
O Senhor Jesus abençoe você e a sua classe. Ótima aula e até o próximo trimestre.
