Lição 05 – Exemplo de Servos Fiéis: Timóteo e Epafrodito
Prezado(a) professor(a),
A paz do Senhor!
A história da Igreja Cristã Primitiva não pode ser narrada como o feito isolado de um único “gênio espiritual”. Ainda que o apóstolo Paulo ocupe, com toda a justiça, posição de centralidade no movimento apostólico do primeiro século, seria reduzir a expansão do evangelho à ação solitária de um homem, por mais esforçado que ele fosse. O Espírito Santo, soberano na condução da Igreja, opera por meio de pessoas, e a narrativa apostólica registrada nas cartas paulinas revela consistentemente que o apóstolo dos gentios era, antes de tudo, um homem de relacionamentos.
No limiar do século I da era cristã, o Império Romano havia criado, quase involuntariamente, as condições ideais para a propagação de uma mensagem universal: estradas pavimentadas ligando províncias distantes, uma língua franca (o grego koiné) compreendida por povos de origens as mais diversas, e uma relativa estabilidade política que permitia o trânsito entre regiões. Nesse contexto histórico providencial, Paulo soube, com rara habilidade, construir redes de cooperação ministerial que multiplicaram sua influência muito além do que jamais seria possível a um pregador solitário.
Para ajudá-lo(a) a cativar a atenção de sua classe para o tema desta lição 5 e orientar seus alunos a respeito da importância do trabalho em equipe, destacamos o texto abaixo que é de autoria do pastor Reynaldo Odilo, comentarista do trimestre.
“A Carta aos Filipenses (e aqui analisaremos as nuances de 2.19-30) constitui, em sua essência, uma carta de amizade cristã, permeada de gratidão, de afeto mútuo e de comunhão no sofrimento. Nesse contexto afetivo, Paulo nos apresenta dois homens que, cada um à sua maneira, personificam o ideal do companheiro fiel: Timóteo e Epafrodito.
Uma das coisas mais relevantes na vida são os relacionamentos. As conexões que as pessoas fazem com Deus, consigo mesmas e com os outros. Isso oscila entre os dois maiores mandamentos: amar profundamente a Deus e ao próximo. A conexão entre pessoas torna os indivíduos importantes, ou seja, um indivíduo “importa” o outro para dentro de si, e então ele se torna importante para o outro.
Larry Crabb, ao falar sobre a importância dos relacionamentos, arremata:
Nenhum problema é mais profundo ou mais significativo do que a ausência ou a minimização dessa força de conexão. Os cristãos há muito tempo acreditam que a dificuldade central da existência humana é a separação de Deus […], de nós mesmos […] e dos outros […]. Por desconexão, quero dizer exatamente essa separação. Em termos menos teológicos, a desconexão pode ser considerada como um estado do ser, uma condição de existência em que a parte mais profunda do que somos não está vinculada de modo vibrante a ninguém, em que nos vemos profundamente desconhecidos e, portanto, não vivenciamos nem aempolgação de ser acreditados nem a alegria de amar ou ser amados. […] As pessoas desconectadas não têm consciência daquilo que Deus incutiu dentro delas, coisas que, se derramadas aos outros, poderiam mudar vidas. Sentem-se inadequadas por razões questionáveis ou cheias de si por motivos errados. […] O impulso mais profundo em cada coração humano é o de travar um relacionamento com alguém que se alegre completamente conosco. Alguém com talentos que nos faltam, que não vê prazer maior do que se doar a nós. Alguém que nos respeite o suficiente para exigir que usemos tudo o que recebemos para o bem dos outros — e, como ele mesmo já nos deu de si, sabe que temos algo também a dar. O desejo de conectar-se define a nossa dignidade de seres humanos e o nosso destino como portadores da imagem divina.1
Nesse diapasão, fazendo coro com Larry Crabb, o Reino de Deus avança por meio de equipes formadas por companheiros fiéis, que possuem fortes vínculos de lealdade. Timóteo e Epafrodito não figuram como personagens secundários da narrativa paulina; constituem modelos para toda uma teologia da cooperação, da submissão e do serviço desinteressado.
I. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE
A dimensão comunitária e coletiva da fé cristã se apresenta, antes de tudo, como uma realidade teológica enraizada na própria natureza do Deus que a Igreja adora. A doutrina da Trindade, confissão fundamental de toda a ortodoxia cristã, revela que o próprio Ser Divino subsiste em comunhão: o Pai, o Filho e o Espírito Santo coexistem em perfeita unidade e mútua interpenetração. Não há solidão na Divindade. Não há isolamento no âmago da realidade última. E o ser humano, criado à imagem e semelhança desse Deus relacional (Gn 1.26-27), carrega em sua constituição ontológica a necessidade inalienável de comunhão.
Mister notar que, ao criar o mundo, Deus fez uma declaração de insuficiência sobre a ausência de companhia: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). Antes do pecado, antes da Queda, antes de qualquer disfunção teológica, Deus mesmo certificou que a criatura humana não foi feita para a solidão existencial, realidade antropológica que se amplifica, no plano redentor, pela constituição da comunidade do Novo Pacto. Para tanto, Jesus formou uma equipe com doze homens, conviveu com eles por aproximadamente três anos, ensinou-os não apenas com palavras, mas com a linguagem viva do exemplo cotidiano, e os enviou como unidade missional: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19, ARA). O verbo imperativo apresenta-se no plural. A missão possui caráter coletivo. A Igreja, em sua natureza mais profunda, configura-se como um corpo, um organismo vivo em que “se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele” (1 Co 12.26). Nesse sentido, há um sábio provérbio africano que ensina: “Se quiser ir rápido, vá sozinho; se quiser ir longe, vá com alguém”.
Paulo compreendeu isso com profundidade singular. Ao escrever às igrejas na Galácia, em Colossos, em Éfeso e em Roma, ele jamais apresentou sua missão como empreendimento solitário. O capítulo 16 da Carta aos Romanos configura, nesse sentido, um documento extraordinário de sociologia ministerial: ali o apóstolo menciona mais de vinte e cinco colaboradores, entre homens e mulheres, judeus e gentios, livres e escravos, reconhecendo em cada um deles uma contribuição insubstituível para o avanço do evangelho.
A capacidade de criar e manter relacionamentos ministeriais frutíferos, assim, não se reduz a uma habilidade meramente sociológica, porém se revela como uma virtude espiritual, cultivada pelo Espírito Santo no coração de quem decide, por amor, colocar o outro acima de si mesmo. É exatamente isso que Paulo exortara aos filipenses: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Fp 2.3). O trabalho em equipe, portanto, não se reduz a uma estratégia gerencial adaptada ao contexto eclesiástico; constitui a consequência natural de uma espiritualidade profundamente enraizada no esvaziamento voluntário que o próprio Cristo exemplificou (Fp 2.5-8).
Essa dinâmica relacional não ocorre de forma espontânea nem imediata, mas pressupõe, em primeiro lugar, o que poderíamos chamar de conexão intrapessoal: o autoconhecimento que permite ao servo de Deus identificar seus próprios dons, reconhecer suas limitações e operar com honestidade diante de si mesmo e dos outros. O Salmo 139, em sua meditação sobre a onisciência divina, conduz o salmista a um exercício de reflexão sobre sua própria constituição interior: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos” (Sl 139.23). Somente aquele que foi examinado por Deus e que conhece a si mesmo pode liderar outros com integridade.
Timóteo e Epafrodito representam, cada um com sua fisionomia espiritual particular, o resultado maduro desse processo de formação relacional. Não surgiram do nada. Foram formados no contexto de relações profundas, desafiadoras e transformadoras. Precisamente por isso Paulo os apresenta aos filipenses não apenas como colaboradores úteis, mas como modelos de conduta cristã, espelhos nos quais a comunidade de fé deveria se mirar, em face da excelência do serviço dedicado ao Senhor.2
Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!
ODILO, Reynaldo. Regozijai-vos no Senhor: Vivendo com Propósito à Luz da Carta aos Filipenses. Rio de Janeiro: CPAD, 2026, pp. 55-59.
