Lição 02 O Papai do Céu fez as pessoas

Assunto da Lição: Cuidado

Para memorizar:[…] Deus criou os seres humanos; Ele os criou parecidos com Deus.” (Gênesis 1.27a)

Orientações Iniciais

Professor, para iniciar a aula, sugerimos um quebra-gelo. Esta atividade envolve memorização e fará uma recapitulação da aula anterior. Comece dizendo uma frase sobre a aula: “O Papai do Céu criou os céus.” Em seguida cada um tem que repetir o que já foi dito e aumentar a frase, até alguém esquecer ou errar. Por exemplo, você diz “O Papai do Céu criou os céus”, o primeiro aluno dirá “O Papai do Céu criou os céus e a terra”; o segundo dirá “O Papai do Céu criou os céus, a terra e o mar”; e assim sucessivamente.

Ensinando valores

Com o objetivo de trabalhar valores espirituais e morais na classe do Jardim de Infância, a criança precisa entender o quanto ela é amada por nosso Deus, nosso Criador, que além de nos criar, cuida de nós.

Diga à turma que o cuidado é recebido e também é transmitido. Por isso, se alguém próximo da criança precisa receber algum cuidado, a criança pode fazer aquilo que estiver ao seu alcance. Faça uma oração de agradecimento por todos os cuidados recebidos de Deus e peça que o Senhor dê um coração altruísta aos seus alunos.

Ensinando a história

Para este momento, a dica de hoje servirá de auxílio para a apresentação das histórias.

Use a sua voz: As histórias serão dramatizadas para os seus alunos por intermédio da sua voz, ela é um recurso muito poderoso quando contamos histórias, principalmente para as crianças. Altere o tom da sua voz use para o susto, a surpresa, a decepção, a intensidade e a alegria. Todos os sentimentos e expressões dos personagens têm que ser entendidos pelos alunos apor meio da sua voz!

Encerramento da aula

Recapitule rapidamente os objetivos da aula. Estar alegre por Deus ter nos criado e saber que Ele cuida de nós. Chame um casal bem animado, para o diálogo rápido. Os dois devem falar o quanto amam ao Papai do Céu e quanto estão gratos pelos 4 últimos dias da Criação e também por terem sido criados. Ao final, agradeça-os e despeça-se. Na sequência, crie expectativa na classe, dizendo que na próxima aula os alunos saberão o que aconteceu com Adão e Eva. Ore e despeça-se.

Plano de aula

Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.

Período da Aula: 1 hora e 15 minutos
Iniciando a aula

• Oração para início da aula
• Apresentação dos visitantes
• Oração pelos aniversariantes
• Entrega dos crachás
• Oferta
• Louvor

10 minutos
Assunto da lição 5 minutos
Para memorizar 10 minutos
História bíblica 15 minutos
Fixação do ensino 15 minutos
Atividades do aluno 15 minutos
Até a próxima aula 5 minutos

Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.

Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o plano de aula sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.

Deus abençoe a sua aula e seus alunos.

Professora de Língua Portuguesa e Inglesa formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em educação, sociolinguística, gramática, produção textual e pós-graduada em Língua Portuguesa. Já desenvolveu projetos de pesquisa na área de Língua e Aquisição de Linguagem (CNPq/Pibic/UFRJ). É tradutora, comentarista de lições infanto-juvenis e é editora das revistas Lições Bíblicas Jardim de Infância e Lições Bíblicas Juvenis da CPAD.