Lição 2 – O Primeiro Homem

ESPAÇO DO OBJETIVO
Que a criança compreenda que Deus criou todas as coisas e também criou o homem.

ESPAÇO DA PROFESSORA
Prezada professora, na lição deste domingo veremos que após criar todas as coisas, Deus formou o homem e soprou nele o fôlego de vida. O Criador formou Adão e deu a ele uma tarefa muito especial — nomear os animais e cuidar do jardim. Estas tarefas revelam o poder criativo do homem e sua capacidade cognitiva.

Deus criou o homem perfeito e o colocou em um lugar perfeito. Porém, o primeiro casal pecou e com a iniquidade vieram as consequências e a pior delas é o fato do pecado nos separar da presença do Senhor. Contudo, o Todo-Poderoso não foi pego de surpresa pelo pecado do primeiro casal. O Senhor já tinha um plano de salvação para nós (Gn 3.15).

Adão e Eva ao pecarem tentaram se esconder da presença do Senhor, porém Ele os chama a sua presença. Aprendemos aqui uma importante lição: O Senhor está à procura de pessoas que, embora sejam livres para fazer o que é errado, escolhem amá-lo e levar o evangelho do Reino a diante. Você é uma dessas pessoas? O Criador pode contar com você nesta jornada?

ESPAÇO DA CONVIVÊNCIA

Receba as crianças com muito carinho. Demonstre o quanto você está feliz com a presença delas. Ao receber às crianças mostre a sua Bíblia. Abra no Livro de Gênesis e diga que estamos estudando o primeiro livro da Bíblia. Peça que todos digam: GÊ-NE-SIS. Explique que Gênesis significa começo.

Para decorar a sua sala e ajudar na aprendizagem da temática do trimestre, sugerimos que você confeccione, com folhas de papel pardo, um painel com o tema do trimestre — O Livro de Gênesis. O painel deverá ter 13 folhas, uma para cada lição. Nele, os alunos vão desenhar, com giz de cera, uma figura que seja mais significativa de cada lição (cada aluno deverá fazer o seu desenho). Por exemplo, na lição deste domingo as crianças vão desenhar a figura de um homem que vai representar Adão.

Esta atividade a princípio pode parecer muito simples, mas ela está repleta de significado para suas crianças, pois além de reforçar o ensino da lição, você estará ensinando às crianças a doutrina bíblica da criação. Mostrando aos pequeninos que temos um Deus que nos ama e que é poderoso, pois do “nada” Ele tudo criou. Tudo foi feito pelo poder da sua palavra.

ESPAÇO DAS ARTES E ATIVIDADES ESPECIAIS

Professora, para a aula deste domingo sugerimos duas atividades: a primeira é uma atividade lúdica e a segunda uma atividade em que vamos trabalhar a percepção visual e motora das crianças.

1-Vamos brincar? Sim! A sugestão é uma brincadeira já conhecida, mas adaptada conforme a temática da aula deste domingo.

Reúna os alunos em círculo e diga que eles vão aprender uma nova brincadeira. Em seguida peça que fechem os olhos. Ao ouvir a palavra “Adão”, eles devem se abaixar. Ao ouvir Papai do Céu, eles devem ficar de pé e dizer “glória a Deus”. Vá alterando as palavras “Adão” e “Papai do Céu”.

Em meio à brincadeira, faça as seguintes perguntas: “Quem criou o primeiro homem?” “Como ele se chamava?”

2-Reproduza a figura abaixo em folhas de papel ofício. Peça que as crianças observem a figura e depois as oriente para que elas desenhem a boca na figura de Adão. Enquanto realizam a atividade, diga que o Papai do Céu criou o primeiro homem, Adão. Ele criou Adão da poeira que havia no chão. O primeiro homem recebeu a missão de dar nomes aos animais e cuidar do jardim do Éden. Depois peça que as crianças pintem a figura de Adão.

1.Complete o que está faltando na figura.

CLIQUE AQUI e baixe a Figura.

ESPAÇO DO ATÉ LOGO

Depois de repetir o versículo e o cântico sugerido na seção Espaço do Louvor, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história da criação que se encontra em Gênesis.

Que Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Bacharel em Teologia, Jornalista, Pedagoga, Pós graduada em Gestão Escolar e Editora responsável das Revistas Jovens e Maternal da CPAD