Lição 2 – A Autoridade da Bíblia

A lição de hoje encontra-se em: Salmos 19.1-14.

Tópicos da Lição:
1. O LIVRO DOS LIVROS.
2. UM LIVRO CORRETO E AFINADO.
3. A BÍBLIA DIZ… DEUS DIZ.

Prezado(a) professor(a) da classe de Pré-adolescentes, a Paz do Senhor.

Neste trimestre seus alunos estão estudando a formação da Bíblia Sagrada e a sua importância para a fé cristã. Na aula anterior, eles aprenderam que Deus se revela por intermédio da sua criação, mas também por meio das Escrituras Sagradas. O objetivo da aula desta semana é ressaltar que a Bíblia tem autoridade espiritual e é a Palavra de Deus revelada como regra de fé ao seu povo.

A Bíblia é um livro espiritual inspirado pelo Criador. Nas páginas das Escrituras Sagradas estão registrados histórias, testemunhos, personagens, leis e mandamentos que trazem luz à fé dos servos de Deus nos dias atuais. Por esse motivo, compreender os ensinamentos bíblicos é fundamental para que seus alunos possam manter-se firmes na fé e rejeitem qualquer conselho mundano que tente desviá-los da presença de Deus.

O primeiro tópico da lição diz respeito à superioridade da Bíblia comparada a outros livros. A Bíblia é o livro mais lido no mundo. Várias pessoas pertencentes a muita nações já tiveram contato com os escritos sagrados. A Bíblia já foi traduzida para a maioria dos povos que existem no mundo. No entanto, ainda há alguns povos em regiões mais distantes que ainda não foram alcançados. Acerca destes, o Senhor Jesus disse que o evangelho seria pregado a todos os povos da terra. Sendo assim, é papel da igreja cumprir a missão de divulgar os ensinamentos das Escrituras Sagradas a todos os povos.

O segundo tópico ressalta o modo maravilhoso como Deus inspirou diferentes autores ao longo de várias épocas para a formação do texto bíblico. O inusitado nesse processo é que a essência do conteúdo das Escrituras Sagradas não se perdeu. O propósito de Deus em salvar o homem continuou o mesmo ao longo dos séculos. Apesar de surgirem falsas traduções e tentativas de tornar autoridade alguns textos que não eram considerados inspirados (também conhecidos como pseudoepígrafos: falsos escritos que apresentam erros históricos e ensinam doutrinas falsas e divergentes das Escrituras inspiradas) a Bíblia subsiste cheia da graça com o seu poder transformador de vidas.

E, por fim, no terceiro tópico, a própria Bíblia apresenta em seus escritos a confirmação de que é a Palavra de Deus. O Senhor Jesus, sendo o Filho de Deus, confirmou que tanto a Lei quanto os profetas testemunharam a respeito do seu advento. Isso prova que os profetas que deixaram registrados os escritos do Antigo Testamento tiveram a inspiração do Espírito Santo em seu trabalho. Além disso, é importante enfatizar que não há contrariedade em seus escritos. Pelo contrário, cada profecia se confirma ao longo do nascimento, vida, morte e ressurreição de nosso Senhor.

A seguir, professor(a), você terá à sua disposição algumas informações a respeito do que significa a autoridade espiritual da Bíblia:

“[…] As Sagradas Escrituras são o testemunho infalível e verdadeiro de Deus, na sua atividade salvífica a favor da humanidade, em Cristo Jesus. Por isso, as Escrituras são incomparáveis, eternamente completas e incomparavelmente obrigatórias. Nenhuma palavra de homens ou declarações de instituições religiosas igualam-se à autoridade delas.

Qualquer doutrina, comentário, interpretação, explicação e tradição devem ser julgadas e validadas pelas palavras e mensagens das Sagradas Escrituras (ver Dt 13.3 nota).

As Sagradas Escrituras como a Palavra de Deus devem ser recebidas, cridas e obedecidas como a autoridade suprema em todas as coisas pertencentes à vida e à piedade (Mt 5.17-19; Jo 14.21; 15.10; 2 Tm 3.15, 16; ver Êx 20.3 nota). Na igreja, a Bíblia deve ser a autoridade final em todas as questões de ensino, de repreensão, de correção, de doutrina e de instrução na justiça (2 Tm 3.16, 17). Ninguém pode submeter-se ao senhorio de Cristo sem estar submisso a Deus e à sua Palavra como a autoridade máxima (Jo 8.31, 32, 37).

Só podemos entender devidamente a Bíblia se estivermos em harmonia com o Espírito Santo. É Ele quem abre as nossas mentes para compreendermos o seu sentido, e quem dá testemunho em nosso interior da sua autoridade (ver 1 Co 2.12 nota).” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp. 1882, 1883).

Aproveite a aula e faça a seguinte dinâmica: os alunos deverão identificar profecias do Antigo Testamento que se cumpriram no Novo Testamento. Você pode realizar a atividade juntamente com seus alunos, construindo uma tabela no quadro. Os alunos poderão observar que muitas profecias acerca do Senhor Jesus já se cumpriram e outras ainda vão se cumprir.

Tenha uma boa aula!

Pedagogo, especialista em Gestão Escolar, especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Editor responsável das revistas Juniores e Pré-adolescentes da CPAD