Lição 2 – A Criação do Homem

TEXTO BÍBLICO
Gênesis 2–3

OBJETIVO DA LIÇÃO
Relatar como Deus criou o homem e a relação estabelecida no Éden.

Prezado(a) professor(a) da classe Juniores, a paz do Senhor.

A lição desta semana tem como título A Criação do Homem. Seus alunos aprenderão que a obediência às Escrituras Sagradas é fundamental para que possamos manter a comunhão com o Senhor. Adão e Eva receberam todas as orientações e tinham as condições necessárias para manterem-se santos e sem pecado. Infelizmente, o descuido de Eva e a irresponsabilidade de Adão resultaram em desobediência à ordem divina. Como consequência, Deus enviou o castigo e eles foram expulsos do Éden.

Apesar de os fatos mostrarem que o projeto de Deus havia se perdido com a queda do homem, na verdade, a história só estava começando. O Criador, em sua presciência, já sabia da falibilidade da natureza humana e, imediatamente após a queda, prometeu que a partir da descendência da mulher levantaria alguém que seria diferente (cf. Gn 3.15). Por intermédio dEle, a comunhão com Deus seria restaurada e a justiça voltaria a prevalecer. Essa profecia se cumpriu em Jesus Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo. Todo aquele que nEle crer, recebe a oportunidade de redenção e alcança a vida eterna. Porém, todo aquele que O rejeita, permanece em condenação e não tem acesso à vida eterna (cf. Jo 3.16-19).

Ensinamentos extraídos da Lição

A apresentação da história bíblica sobre a criação e a queda do homem é repleta de lições que podem e devem ser compartilhadas com os juniores: 1. A desobediência do casal é vista como um exemplo do que não se deve fazer; 2. A ordem foi dada de forma bem clara, era deles a responsabilidade de guardar e cumprir a Palavra de Deus; 3. O pecado pode trazer consequências irreparáveis. Ex: Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden; 4. É preciso confessar o pecado e pedir perdão. O casal se escondeu da presença de Deus e ainda tentou se esquivar da culpa; 5. Há uma promessa de redenção para o pecador. O erro faz parte da nossa natureza humana. Porém, é nosso papel crer no Filho de Deus e buscar o perdão divino.

O método aplicado

A contação de histórias é um método clássico que tem sido aplicado ao longo dos anos. Os alunos que estão nesta fase do desenvolvimento humano apresentam alto nível de curiosidade e imaginação. À medida que escutam as histórias e contemplam as ilustrações disponíveis nos visuais, o nível de apropriação das verdades bíblicas aumenta. Esse processo precisa ser compreendido pelos professores, pois trata-se de um procedimento didático que facilita e consolida a Palavra de Deus no coração dos alunos. Os alunos jamais se esquecem de histórias bíblicas bem contadas por seus professores.

Caro(a) professor(a), aproveite o momento final da aula e recapitule todas os ensinamentos que foram extraídos nesta lição. Se preferir, você pode construir no quadro o mapa conceitual: escreva uma palavra-chave no quadro (por exemplo: obediência) e pergunte aos alunos o que eles conseguiram aprender na lição a partir da observação dessa palavra-chave. Essa é uma forma de ajudar seus alunos a fixarem o conhecimento.

Boa aula e que Deus abençoe a sua classe.

Pedagogo, especialista em Gestão Escolar, especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior, Editor responsável das revistas Juniores e Pré-adolescentes da CPAD