Lição 9: Jesus acalma a tempestade
Jesus acalma a tempestade
Assunto da Lição: Confiança
Para memorizar: “Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?” (Marcos 4.41).
Orientações Iniciais:
Professor, hoje seus alunos deverão entender que devemos confiar em Jesus; e crer que em meio às maiores dificuldades, Jesus está conosco. Partindo desses objetivos, é importante que a sua aula seja planejada para que não haja imprevistos que prejudiquem o seu desenvolvimento e o alcance da meta proposta.
Ensinando a história bíblica:
“Levantou-se grande temporal de vento” (Mc 4.35-41). Agora nós chegamos a uma série de relatos de milagres que Jesus realizou. Por que Marcos os insere aqui, e não em outra passagem qualquer? Porque Jesus tinha estado falando sobre a obra oculta do reino de Deus na vida do seu povo. Embora uma vida transformada seja evidência da obra de Deus entre nós, não é uma evidência objetiva. Não é o tipo de prova clara e visível que tantos pareciam exigir. Assim, em uma série de histórias sobre milagres, Marcos demonstrou a cada leitor o poder supremo que Jesus possui. Quão sábios nós somos por confiar em um Jesus Todo-Poderoso, mesmo que a sua obra atual seja vivenciada subjetivamente nas vidas humanas.
E o que dizer deste primeiro milagre? Ele mostra a autoridade de Jesus sobre a natureza. Cristo pode parar os ventos e acalmar as ondas com uma palavra. Mesmo as leis naturais, às quais nós, humanos, devemos nos adaptar, estão sujeitas à vontade de Jesus.
(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013)
Plano de aula:
Para esta lição, sugerimos abaixo uma organização do período de duração de aula de 1 hora e 15 minutos. Confira qual o tempo de aula que você tem em sua igreja e faça as devidas adaptações.
Período da Aula: |
1 hora e 15 minutos |
Iniciando a aula
|
10 minutos |
Assunto da lição |
5 minutos |
Para memorizar |
10 minutos |
História bíblica |
15 minutos |
Fixação do ensino |
15 minutos |
Atividades do aluno |
15 minutos |
Até a próxima aula |
5 minutos |
Ao final da aula, não deixe de fazer uma avaliação do desenvolvimento de seus alunos. Escreva suas observações em uma agenda, inserindo os possíveis imprevistos, os fatos relevantes. Faça apontamentos sobre seus alunos, como respondem às perguntas e às atividades propostas, bem como se conseguem pôr em prática no dia a dia os ensinamentos apresentados. Quando você mantém anotações sobre o acompanhamento da turma, é possível identificar os pontos que necessitam de maior atenção para que os alunos realmente assimilem as lições que são ensinadas.
Sabendo que um plano de aula não se resume apenas ao tempo de aula, baixe aqui o PLANO DE AULA (1) sugerido no final da revista e faça as devidas anotações.
Deus abençoe a sua aula e seus alunos.
Verônica Araujo