Lição 11 – A lição dos servos maus.
TEXTO BÍBLICO:
Mateus 21.33-46.
OBJETIVO DA LIÇÃO:
Destacar que a Salvação é um presente valioso que não pode ser rejeitado.
Prezado(a) professor, a paz do Senhor!
Na aula desta semana veremos que o propósito da salvação para a humanidade teve início a partir do povo judeu. Os hebreus, descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, foram chamados por Deus para levar a mensagem da salvação para outros povos (Êx 19.5; Is 41.8-10). Infelizmente, pela dureza do coração deles, a vontade de Deus foi rejeitada para dar lugar à religiosidade. A história desta lição é uma representação clara desse modelo de religião. O agricultor representa Deus, os lavradores maus representam os líderes religiosos judeus e os trabalhadores enviados pelo dono da vinha são os profetas. Assim como na história os trabalhadores foram enviados para receber a parte da renda produzida na propriedade, Deus também enviou seus servos, os profetas, para anunciar a mensagem de arrependimento e esperava que o seu povo correspondesse ao chamado (Jr 44.4). Infelizmente, eles rejeitaram os profetas e fizeram pouco caso da Palavra do Senhor.
Outro aspecto importante nessa história é o fato de que os lavradores não respeitaram nenhum dos trabalhadores enviados. Por fim, o dono da vinha enviou seu próprio filho, pois pensava que a este os lavradores respeitariam. Entretanto, ao identificarem que o filho era o herdeiro da propriedade, resolveram matá-lo e apossaram-se da plantação (Jo 1.11, 12). Quando o dono da propriedade tomasse conhecimento da situação, certamente, faria justiça em relação à maldade daqueles lavradores. Ao final da história, o Mestre explicou que o Reino de Deus, isto é, o chamado para representar Deus neste mundo seria tirado dos judeus e entregue aos cuidados de um povo que desse os seus frutos. Este povo é a igreja, os cristãos do Novo Testamento que foram chamados por Deus para anunciar a mensagem do Evangelho aos pecadores (Rm 11.11-15).
Ensinamentos extraídos da Lição:
Alguns ensinamentos podem ser extraídos desta lição e ensinados aos Juniores. Em primeiro lugar, ressalte aos seus alunos que o chamado de Deus não é por merecimento. O povo de Israel foi chamado por Deus para cumprir a missão de anunciar que existe um Criador dos céus e da terra que tem o domínio sobre todas as coisas. No entanto, os israelitas desobedeceram aos mandamentos do Senhor e desviaram-se de seus caminhos. O resultado foi a completa separação de Deus e, por conseguinte, a quebra da aliança. Por essa razão, o Senhor enviou o seu Filho Amado para fazer uma nova aliança com todos aqueles que cressem na sua Palavra (2 Co 5.17-21).
Os crentes foram chamados para receber o Reino de Deus como herança e exercer o chamado divino como aqueles que são os novos trabalhadores convocados para dar os frutos esperados pelo dono da vinha. Nesse sentido, como novos trabalhadores, devemos prestar com excelência o serviço em sua obra. Os crentes são chamados a servir ao Senhor em sua obra por meio dos dons espirituais e ministeriais (1 Pe 4.10). Ensine aos juniores que, apesar da pouca idade, eles também foram chamados para apresentar suas vidas como instrumentos de Deus em sua Obra.
Método sugerido:
Professor(a), para fixar os ensinamentos desta lição, confeccione um cartaz com uma linha do tempo, apresentando figuras que representem a ordem do chamado divino ao seu povo. No primeiro momento, deve ser identificado o chamado de Deus a Abraão. Depois, o chamado de Deus ao seu povo no deserto. Em seguida, o chamado de Deus na Terra Prometida e, por fim, a igreja primitiva com os crentes sendo chamados para o serviço da evangelização.
Tenha uma ótima aula!